Novo logo Memorial Teori Zavascki

Em dezembro de 2004 o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul deu início a um processo de organização e preservação da memória eleitoral. Naquele ano foi criada a Comissão Gestora do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, composta por servidores de diversas unidades da Instituição, com a atribuição de pesquisar e registrar a evolução do processo eleitoral gaúcho e brasileiro.

Em poucos anos de atividades o então Centro de Memória do TRE-RS produziu exposições, publicações e ações educativas.

Passados nove anos, em 5 de dezembro de 2013, a Resolução n. 243 criou o Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha. A partir daí o trabalho de organização e preservação da memória eleitoral deixa de ser atribuição de uma Comissão e passa a ter um caráter Institucional. Suas finalidades, estrutura e atribuições estão regulamentadas na Resolução TRE-RS n. 378/2021, que instituiu o seu regimento, destacando-se os trabalhos de constituição do acervo documental e bibliográfico, a recuperação e divulgação da memória sócio-histórica da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul e do Brasil, a organização e promoção de eventos de ordem cultural, pedagógica e educacional: seminários, conferências e exposições, dentre outras atividades.

Em maio de 2022, através da Portaria TRE-RS P n. 1221, e em homenagem ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Albino Zavascki, falecido em acidente de avião ocorrido em 2017, a unidade responsável pela preservação da memória institucional foi renomeada, se tornando Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki.

Nesta página procurou-se disponibilizar informações, documentos, registros de eventos e publicações. É apenas uma parte de um longo processo que, aliás, todos os servidores, magistrados e cidadãos estão convidados a participar.

Qualquer sugestão ou documento que possa nos ajudar a contar a história do TRE-RS e da Justiça Eleitoral pode ser encaminhado ao Memorial pelo e-mail .

A "Exposição Virtual 2022”, do Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, foi inaugurada em 10 de maio de 2022, em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário brasileiro, estabelecido por meio da Resolução n. 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça, bem como para celebrar os 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil, a partir da promulgação do primeiro Código Eleitoral de 1932.

O visitante poderá acompanhar a história da Justiça Eleitoral por várias de suas facetas, desde a evolução da documentação utilizada pelo eleitor até processos mais longos e complexos, como o desenvolvimento do sistema eletrônico de votação. Nos tópicos selecionados abaixo, será possível encontrar vídeos, imagens e textos que contam a trajetória da instituição através do acervo histórico, material e imaterial, do Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki.

Aproveite a visita virtual e, caso deseje, deixe suas impressões e sugestões no e-mail memorial@tre-rs.jus.br.

Nominata de todos os ex-presidentes do TRE-RS, desde a sua reinstalação em 1945.

Nominata de todos os integrantes do Pleno do TRE-RS, efetivos e substitutos, desde a sua reinstalação em 1945.