Recadastramento Geral de Eleitores - 1986

Início do projeto e a atuação do Ministro José Néri da Silveira

Roda de Memória - Recadastramento Geral de 1986

Em junho de 2016, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki promoveu uma Roda de Memória, como parte do seu Programa de História Oral. Os servidores convidados falaram sobre suas experiências durante o recadastramento de 1986 e a primeira eleição com a urna eletrônica, em 1996. Abaixo, destacamos alguns trechos da Roda com situações diversas relativas ao trabalho realizado ao longo de 1986.

A Roda foi composta pelos seguintes servidores (com os cargos que ocupavam à época da gravação): Antônio Augusto Portinho da Cunha (Diretor-Geral); Paulo Roberto Simões Filho (Assessor da Assessoria Técnica da Secretaria Judiciária); Solaine Ines Biesdorf Teixeira (Chefe da Seção de Planejamento das Eleições); Jorge Lheureux de Freitas (Assessor de Planejamento Estratégico) e Carmem Regina Machado Barros Ribeiro (Chefe do Cartório da 114 Zona Eleitoral).

AQUI é possível acessar a íntegra da Roda de Memória.

Recadastramento de 1986 - Imprensa

Desde a tramitação do projeto de lei que possibilitaria o recadastramento até o encerramento dos trabalhos, a imprensa brasileira deu ampla cobertura para a modernização da base de dados da Justiça Eleitoral. Divulgar o trabalho do TSE e dos Tribunais Regionais se aliava ao sentimento de volta do país à democracia.

Abaixo, alguns recortes deste amplo trabalho de cobertura jornalística.

O jornal Folha de São Paulo anuncia, em 14 de abril de 1986, o início do recadastramento geral no dia seguinte.

Jornal Correio Braziliense noticia, em sua capa, o início do recadastramento, em 15 de abril de 1986.

Em 15 de setembro de 1986, o Jornal do Brasil começa a noticiar os trabalhos para a entrega dos novos título eleitorais.

Jornal do Brasil noticia que, no Mato Grosso, até lombo de burro seria utilizado pelo TRE-MT para garantir que ninguém ficasse sem o título.

Objetos e Documentos

Além das microfichas e de seus leitores, o recadastramento do eleitorado marcou a chegada de um novo modelo de título eleitoral no Brasil. Os cartórios passaram, ainda, a utilizar as impressoras matriciais para impressão do documento. 

Todo o eleitorado do município de São José do Norte-RS, em apenas duas microfichas. 

As impressoras matriciais, com seu ruído característico, passaram a fazer parte do cotidiano dos Cartórios Eleitorais.

Montagem com duas versões de título eleitoral da mesma eleitora, Suely Martins Coutinho. O primeiro modelo de 1969 e o segundo modelo de 1986.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido