Auditorias de Funcionamento das Urnas Eletrônicas

TRE-RS: Urna eletrônica

A Resolução nº 23.673, de 14 de dezembro de 2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Com o objetivo de demonstrar a segurança do processo eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, por amostragem, no mesmo dia e horário da votação oficial, em ambos os turnos, em local público previamente designado e com expressiva circulação de pessoas, realizarão:

  1. O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, em ambiente controlado;
  2. O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais: verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas.

Os testes são públicos e podem ser acompanhados por qualquer pessoa interessada. São organizados e conduzidos pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, que é composta por uma Juíza ou um Juiz de Direito, que a presidirá, no mínimo seis pessoas servidoras da Justiça Eleitoral, sendo pelo menos uma da Corregedoria Regional Eleitoral, uma da Secretaria Judiciária e uma da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Assim, a Comissão de Auditoria organiza e conduz a escolha e/ou sorteio das seções cujas urnas serão auditadas. Este evento será realizado no Plenário do TRE-RS, entre as 9 horas e às 12 horas, do dia anterior às eleições.

Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelas entidades fiscalizadoras. Entre outras, citamos:

  1. Partidos políticos, federações e coligações;
  2. Ordem dos Advogados do Brasil;
  3. Ministério Público;
  4. Forças Armadas e
  5. departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE.

No Estado do RS, serão auditadas 35 (trinta e cinco) seções eleitorais, sendo que:

  1. 23 (vinte e três) urnas escolhidas ou sorteadas serão submetidas ao Teste de Integridade;
  2. 4 (quatro) serão submetidas também ao Teste de Integridade, dentro do "Projeto Piloto com Biometria" e
  3. 8 (oito) passarão pelo Teste de Autenticidade.

A forma como são escolhidas essas seções obedecem ao seguinte critério: cada entidade fiscalizadora presente no ato poderá escolher uma seção eleitoral. Se o quantitativo de escolhas:

  1. Superar o limite: haverá sorteio entre as urnas escolhidas para chegar-se ao quantitativo;
  2. For menor que o limite: serão realizados sorteios para complementar o quantitativo.

Observações:

  1. Para o Teste de Integridade, pelo menos uma urna escolhida ou sorteada deve ser da capital;
  2. Não poderá ser escolhida ou sorteada mais de uma seção por zona eleitoral e
  3. Em comum acordo entre a Comissão de Auditoria e as entidades fiscalizadores, poderá ser restringida a escolha e sorteio a determinados municípios ou zonas eleitorais de difícil acesso ou que o tempo hábil para o recolhimento da urna seja inviável.
Sorteio das urnas

A escolha e/ou sorteio das urnas ocorre na véspera do dia da eleição e pode ser acompanhado no Plenário do TRE-RS, entre as 9 horas e às 12 horas, e pelo canal TRE Gaúcho no YouTube.


Teste de Integridade

A auditoria realizada através do Teste de Integridadeno mesmo dia e horário da votação oficial, em ambos os turnos, pode ser acompanhada:

  • Presencialmente, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), av. Ipiranga, 6681, bairro Partenon - Porto Alegre/RS, andar térreo do prédio 30.
  • Pelos canais Teste de Integridade TRE-RS no YouTube, abaixo:

Já a auditagem do Projeto Piloto com Biometria, que será realizada em 4 urnas, poderá ser acompanhada presencialmente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), av. Ipiranga, 6681, bairro Partenon - Porto Alegre/RS, no 4º andar do prédio 11.

Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica

Em conformidade com o disposto no artigo 55 da Resolução TSE n. 23.673/2021, foram designados para comporem a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022, no Edital TRE-RS P n. 2/2022, o Desembargador Eleitoral Amadeo Henrique Ramella Buttelli, que será seu Presidente, e os servidores Alberto Rafael Moreira Ferreira, da Secretaria de Administração, Ana Cristina Montenegro Moretti, da Corregedoria Regional Eleitoral, Anderson Carollo de Oliveira, da Secretaria de Tecnologia da Informação, Ermes Marcolin, da Secretaria Judiciária, Fabrício Ferreira Lena, da Secretaria Judiciária, Marialice Rangel Perroud, da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marilene Pitrez Salis, da Secretaria de Tecnologia da Informação, Paulo Sergio Martins da Fonseca, da Corregedoria Regional Eleitoral e Viviane Duarte Chagas Dariva, da Secretaria de Administração.

Como principais atribuições da comissão, destacamos:

  • Organizar e conduzir os trabalhos do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e do Teste de Autenticidade dos sistemas eleitorais.
  • Expedir ofício aos partidos políticos, comunicando-os sobre o horário e o local onde será realizada a escolha ou o sorteio das seções eleitorais cujas urnas serão auditadas.
  • Promover, entre as 9 horas e as 12 horas do dia anterior às eleições, no primeiro e no segundo turnos, em local e horário previamente divulgados, a definição das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias.
  • Finalizada a escolha ou o sorteio das seções eleitorais destinadas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, comunicar imediatamente o resultado ao juízo eleitoral da zona correspondente às seções escolhida ou sorteada.