Memorial da Justiça Eleitoral

Ministro Teori Albino Zavascki

Conteúdos produzidos pelo Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki

Ao longo das quase duas décadas de trabalhos voltados à organização, preservação e divulgação do acervo histórico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, foram produzidos materiais das mais diversas naturezas: coleta e difusão de depoimentos de autoridades e servidores, exposições, apresentações em escolas e universidades, visitas guiadas às dependências do TRE-RS, produção de audiovisuais e de livros sobre a história desta Justiça especializada. Abaixo o(a) visitante pode entrar em contato com uma boa amostra deste material.

Nominata de todos os ex-presidentes do TRE-RS, desde a sua criação, em 1932. Clique AQUI.

Conheça a trajetória de Teori Albino Zavascki (1948-2017), Ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-integrante do Pleno do TRE-RS, que nomeia o Memorial do TRE-RS. Clique AQUI.

Nominata de todos os integrantes do Pleno do TRE-RS, efetivos e substitutos, desde a sua reinstalação em 1945. Clique AQUI.

O espaço físico do Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki foi inaugurado em 25 de março de 2022. Está localizado no terceiro andar do Prédio Sede do TRE-RS, na Rua Duque de Caxias, 350, Centro Histórico de Porto Alegre. Para mais informações, Clique AQUI.

Coleção de títulos eleitorais de variados períodos de nossa História.

Coleção de modelos utilizados desde o período da primeira República até a urna eletrônica com reconhecimento biométrico.

Coleção de leis, atos e outras publicações que regulamentavam o processo eleitoral brasileiro anterior à criação da Justiça Eleitoral (1932).

Arquivos digitalizados com os resultados das eleições gerais e municipais ocorridas no Rio Grande do Sul até os anos de 1990.

Compilação de matérias veiculadas nos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, no período de 1932 a 1937 - primeira fase da Justiça Eleitoral brasileira. O material também traz um panorama das primeiras eleições ocorridas após a criação da Justiça Eleitoral, em 1933 (para a Assembleia Constituinte), 1934 (para o Parlamento Federal e dos estados) e 1935 (no Rio Grande do Sul, eleições municipais).

Obra que registra os 25 primeiros anos de utilização da urna eletrônica no Brasil, resgatando a história do desenvolvimento do sistema eletrônico de votação pela Justiça Eleitoral. Acesse também a 1ª Edição publicada em 2006 e a 2ª Edição publicada em 2016 .

Primeiro documentário audiovisual de cunho memorialístico produzido pela equipe do Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki. Conta, pela voz de servidores aposentados, a passagem do TRE-RS por sua antiga sede, na Rua Duque de Caxias, 973, centro de Porto Alegre entre 1945 e 1974.

O projeto traz vídeos curtos, com pouco mais de um minuto de duração, trazendo falas de servidores aposentados sobre temas como as rotinas de trabalho, os desafios profissionais enfrentados ao longo do tempo dedicado ao tribunal e impressões sobre o impacto da Justiça Eleitoral na vida pessoal e familiar.

Programa que busca registrar, em vídeo, depoimentos de personalidades que tiveram participação destacada ou contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Justiça Eleitoral.

Publicação produzida pelo Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto

O relatório é o resultado do trabalho das equipes da Coordenadoria de Gestão da Informação, da Secretaria Judiciária do TRE-RS, que, entre agosto e setembro de 2021, realizaram a identificação das obras constantes da Biblioteca do Castelo de Joaquim Francisco de Assis Brasil, em Pedras Altas-RS

Álbum com imagens e textos sobre a Granja de Pedras Altas, no interior do Rio Grande do Sul, onde se localiza o Castelo de Joaquim Francisco de Assis Brasil

Álbum de imagens retratando épocas diversas do Castelo de Joaquim Francisco de Assis Brasil, em Pedras Altas.

Tabela contendo dados sobre a criação e/ou alteração do zoneamento eleitoral no Estado do RS, de 1945 a 1997.

Histórico das instalações do TRE Gaúcho.

Em 2022, o Memorial produziu uma exposição destacando alguns dos principais temas relacionados à história da Justiça Eleitoral e à história das eleições no Brasil. Clique AQUI e acesse os conteúdos.

Gestor responsável

Secretaria Judiciária
icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Rua Duque de Caxias, 350 - Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90010-280 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido