Pílulas de História Oral - Abertura

Abaixo, o(a) visitante poderá assistir aos vídeos com os depoimentos dos servidores aposentados do TRE-RS.

Lourdes de Almeida nasceu em 7 de janeiro de 1933. Na década de 1950, ingressou no TRE-RS, onde atuou até 1984. No vídeo, Lourdes conta sobre sua aprovação no concurso e a relação com os colegas e a Justiça Eleitoral.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Luiza Lydia Cavicchiolo é natural de Porto Alegre e ingressou no TRE-RS em 1957. Aposentada em 1984, atuou como Taquígrafa nas duas Sedes da Justiça Eleitoral gaúcha localizadas na Rua Duque de Caxias.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Leonel Tozzi ingressou no TRE-RS em 1958, tendo sido aprovado em concurso público para o cargo de servente. Aposentou-se em 1990, como Diretor-Geral do TRE-RS, após construir uma das trajetórias mais brilhantes da história da Justiça Eleitoral.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

A ligação de Carmem Regina Barros Ribeiro vem da infância. Sua mãe, Carmelina, foi servidora da Justiça Eleitoral. Em 1982, ingressou no Tribunal, tendo se aposentado como Chefe de Cartória da 114ª Zona Eleitoral, em 2018.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Alba Maya Miranda foi aprovada no primeiro concurso da história do TRE-RS, realizado em 1949. Aposentou-se em 1978. Em 2019, prestes a completar 90 anos, falou sobre sua trajetória ao Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Lúcia Capparelli Pellegrini ingressou no TRE-RS na década de 1950, na Seção de Fichário. Trabalhou nas duas Sedes da Rua Duque de Caxias e se aposentou em 1983, após muitos anos atuando no Gabinete da Presidência do TRE-RS
 
Clique AQUI para acessar o vídeo.

Dilço Ernesto Mariani ingressou no TRE-RS em 1966, ainda na Sede antiga da Justiça Eleitoral, na Rua Duque de Caxias, 973. Entre 1992 e 1995, foi Diretor-Geral do Tribunal, quando se aposentou. O trecho a seguir foi registrado em 2019, na gravação de uma Roda de Memória com servidores aposentados. 
 
Clique AQUIpara acessar o vídeo.

José Ernesto Pereira Rezende ingressou no TRE-RS em novembro de 1974. Atuou por pouco mais de um mês na antiga Sede do Tribunal, na Rua Duque de Caxias, 973. Aposentou-se em 1995, como Secretário da então Secretaria de Informática do TRE-RS.
 
Clique AQUI para acessar o vídeo.

Nesta segunda Pílula dedicada à trajetória de Leonel Tozzi, um pouco de sua jornada pela vida acadêmica e a história de um irrecusável convite para atuar na Procuradoria da República.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Luiz Carlos Machado, o popular "Carlinhos", já era servidor do DMAE, em Porto Alegre, quando foi requisitado para trabalhar no TRE-RS. Na Justiça Eleitoral, se destacou pelo trabalho na Central de Atendimento ao Eleitor da Capital por seu carisma e gentileza. Aposentou-se em 2015.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Nelci de Lima Osório trabalhou no TRE-RS entre 1980 e 2007. Atuou em vários setores e foi Chefe do Arquivo por mais de 20 anos. Em seu depoimento, peculiaridades dos processos de trabalho no Tribunal e a longa parceria com o colega e companheiro João Edison Ferreira.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

João Edison Ferreira, mais conhecido como "Edison", ingressou no TRE-RS em 1979, no cargo de Atendente Judiciário. Em 2005, aposentou-se como Analista Judiciário, após mais de 25 anos de trabalho dedicados à Justiça Eleitoral.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

Ida Goldstein Chazan atuou como Taquígrafa do TRE-RS entre 1986 e 2011, quando se aposentou como Coordenadora de Sessões da Justiça Eleitoral Gaúcha.
Clique AQUI para acessar o vídeo.

Lenita Guimarães de Brito conta como foi sua trajetória no TRE: o concurso e o ingresso, em 1983; as atribuições exercidas à frente da Portaria do prédio Sede; as amizades conquistadas e a inesquecível homenagem recebida dos colegas no último dia de trabalho.
 
Clique AQUI para acessar o vídeo.

 A servidora Mirvania Pereira Bratkowski fala sobre o concurso para o TRE, a posse em 1993, o trabalho em equipe e as conquistas advindas dos mais de 20 anos dedicados à Justiça Eleitoral.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

 A Série Roda de Memória integra o Projeto de História Oral do Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha. Nesta Pílula exibimos trechos de uma Roda gravada em setembro de 2019, com a presença de quatro colegas aposentados, que já tiveram suas Pílulas individuais: Dilço Ernesto Mariani, José Ernesto Pereira Rezende, Nelci de Lima Osório e João Edison Ferreira.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

A terceira Pílula de História Oral dedicada a Leonel Tozzi, ex-Diretor-Geral do TRE-RS, encerra nosso Projeto. No vídeo, um pouco do pioneirismo da Justiça Eleitoral Gaúcha no campo da informática - e muito antes da criação da urna eletrônica.

Clique AQUI para acessar o vídeo.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido