Biometria

Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados.

Além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado.

O que é revisão de eleitorado?

É o procedimento pelo qual a Justiça Eleitoral exige a comprovação de domicílio eleitoral de todos os eleitores cadastrados num determinado município, dentro de um prazo.

Os eleitores que não comparecerem ou não comprovarem seu vínculo com o município terão o título cancelado.

Tendo em vista a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução n. 23.615/2020, encontra-se suspensa em todo o território nacional a coleta biométrica nos atendimentos realizados pela Justiça Eleitoral.

ATENÇÃO! Como medida de prevenção ao contágio do COVID-19, informamos que o atendimento em todas as unidades da Justiça Eleitoral está sendo realizado prioritariamente de forma virtual. Em caso de dúvida, entre em contato com o SOS Eleitor (148).

Para o exercício do voto nas Eleições Municipais de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução n. 23.615/2020, restabeleceu as inscrições eleitorais canceladas por ausência às revisões do eleitorado ocorridas em 2018 e 2019.

Passadas as eleições, o cancelamento das inscrições dos eleitores que deixaram de comparecer às recentes revisões do eleitorado no Estado (entre 2018 e 2019) voltou a vigorar no histórico eleitoral dos envolvidos.

Por isso, a partir de 9 de dezembro de 2020, o eleitor nessas condições deverá procurar o atendimento virtual ao eleitor ( formulário do Título Net) para revisão. Veja lista de municípios que tiveram as Revisões do Eleitorado suspensas no Rio Grande do Sul.

Acompanhe a situação do seu requerimento.

 

Ainda com dúvidas?