Regularize seu Título Eleitoral até 8 de maio

Ainda é possível evitar filas de última hora para ficar em dia com a Justiça Eleitoral para Eleições Municipais deste ano

TRE-RS Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS alerta que 8 de maio será último dia para quem precisar fazer alguma alteração em seu cadastro eleitoral, incluindo a coleta de digitais, o chamado cadastramento biométrico.

Embora este cadastramento biométrico seja opcional, é recomendado que seja feito para garantir a agilidade e eliminar filas na hora da votação.

No centro da capital gaúcha, a Central de Atendimento ao Eleitor, funciona de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h. 

O espaço está localizado na Rua Siqueira Campos, 805.

No interior do estado, os interessados podem procurar os cartórios eleitorais que atendam suas cidades. Os endereços estão no site do TRE-RS.

Informações também podem ser obtidas pelo telefone 148, ligando de todo o Rio Grande do Sul, no mesmo horário da Central de Atendimento ao Eleitor. Na internet, as informações estão reunidas da Plataforma JE Digital.

Cadastramento Biométrico

O Rio Grande do Sul tem 8,6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024, dos quais 1,4 milhões ainda não possuem o cadastro biométrico regularizado.

O cadastro biométrico das eleitoras e eleitores gaúchos (coleta de digitais) pode ser feito em qualquer zona eleitoral do RS, mesmo que procure atendimento em uma cidade diferente daquela onde vota.

Sempre cabe lembrar que este serviço ainda é opcional, ou seja, mesmo quem não tiver biometria, poderá votar nas Eleições Municipais de 2024 se estiver com o título em situação “Regular”.


Contudo, o Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RS, Desembargador TRE-RS Voltaire de Lima Moraes, destaca que o mesmo “adquire um caráter importante porque facilita a identificação do eleitor e evita filas. Então, é algo extremamente importante e é mais importante ainda que não se deixe para a última hora”.

Eleições 2024

As eleições deste ano são para os cargos de prefeito e vereador e ocorrem em 6 de outubro e em caso de segundo turno, a votação acontece no dia 27 do mesmo mês.

Atualmente, apenas cinco dos 497 municípios do Rio Grande do Sul possuem número de eleitores suficiente para realização de segundo turno. Desta vez, o município de Gravataí, na Região Metropolitana, pode entrar na lista de cidades em que a segunda etapa ocorre.

A possibilidade da realização do segundo turno ocorre quando a cidade atinge a marca de 200 mil eleitores aptos, como já ocorre em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.

Linguagem simples

Aderindo ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, o TRE-RS está adotando formas  de comunicação mais simples, direta e compreensível a todos os cidadãos na comunicação geral com a sociedade. Lançado em 2023, o "Projeto Linguagem Simples" do TRE-RS promove a transparência, efetiva o acesso às informações e promove a inclusão.

1/ Galeria de imagens

Redação: Jefferson Wilson

Imagem: TSE

Revisão: Roberto Carlos Raymundo

Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido