Página interna do portal

TRE-RS reforça importância do voto em Ato realizado em Pelotas

Iniciativa busca ampliar a participação do eleitorado e combater a abstenção nas Eleições Gerais de 2026

TRE-RS reforça importância do voto em Ato realizado em Pelotas

A presidente do TRE-RS, desembargadora Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez, participou, nesta terça-feira (1º), em Pelotas, do Ato Institucional de Incentivo ao Voto e Combate à Abstenção. A iniciativa busca ampliar a participação do eleitorado e conscientizar a população sobre a importância do exercício do voto. Em Pelotas, 24,3% dos eleitores aptos não compareceram às urnas nas últimas eleições. 

Em sua fala, a presidente também destacou a importância de incentivar a participação dos jovens e aproximar as novas gerações da política e das instituições democráticas. “A democracia precisa da presença de todos. Precisamos incentivar os jovens a participar. Precisamos aproximar as novas gerações da política e das instituições democráticas.” 

Ao final, a desembargadora ressaltou que o exercício do voto representa mais do que o cumprimento de um direito constitucional, é uma forma efetiva de participar das decisões que influenciam os rumos da sociedade. 

Participaram do ato o prefeito de Pelotas, Stephan Marroni; os juízes eleitorais Felipe Marques Dias Fagundes, da 34ª Zona Eleitoral, Michele Soares Wouters, da 60ª Zona Eleitoral, e Alexandre Moreno Lahude, da 164ª Zona Eleitoral; o presidente da Subseção da OAB em Pelotas, Victor Abreu Gastaud; os chefes de cartório Luiz Henrique Marques Rocha Júnior, da 60ª Zona Eleitoral, Luciane Bicca Lemos, da 34ª Zona Eleitoral, e Rodrigo Weber Teixeira, da 164ª Zona Eleitoral. Pelo TRE-RS, também participaram o secretário da Presidência, Fernando de Assumpção Neto; o secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Renato Sagrera; e a coordenadora de Relações Institucionais, Regina Ferri. 

A atividade integra as iniciativas da Justiça Eleitoral gaúcha voltadas à conscientização do eleitorado e ao fortalecimento da participação cidadã nas Eleições Gerais de 2026.

Texto: Renata Simmi
Foto:  Angélica Silveira/CPovo
Coordenação: Cleber Moreira

Acesso rápido