Evento debate a relevância do voto da pessoa idosa
Políticas públicas devem ser adotadas considerando o aumento dessa faixa etária

Na tarde desta quarta-feira (28/1), o TRE-RS realizou o evento “Cidadania Ativa: o voto da pessoa idosa faz a diferença”, em parceria com a coordenação do Fórum Social Mundial da População Idosa. O evento ocorreu no plenário da instituição eleitoral.
A diretora-geral do TRE-RS, Ana Gabriela Veiga, representando o presidente da instituição, desembargador Mario Crespo Brum, abriu o evento. Ela reforçou a necessidade de que seja discutida a relevância do voto da pessoa idosa. Vivemos em uma democracia representativa, o que significa que cada grupo identitário tem a possibilidade de escolher seus representantes, que investirão em políticas públicas de interesse do respectivo grupo. Sendo assim, a Justiça Eleitoral tem a preocupação de compreender os motivos pelos quais as pessoas idosas não comparecem às urnas e de incentivá-las a votar.
O primeiro painel teve como tema “Políticas Públicas: Garantindo Direitos e Promovendo Qualidade de Vida”. Foram palestrantes o médico João Senger, especialista em Geriatria e Gerontologia e diretor científico da SBGG/RS, e o engenheiro civil Lélio Luzardi Falcão, organizador dos dez Fóruns Sociais Mundiais da População Idosa. A mediação foi feita pelo comendador Mariano Barbieri, assistente do Distrito 4680 do Rotary.
Em seguida, foi apresentado o painel “Voto em Ação: Exercendo o Direito de Escolher”. Sob a mediação do advogado Fernando Amoras, mestre em Ciências da Educação, o tema contou com as palestras de Betina Mostardeiro Mühle de Constantino, coordenadora do Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do TJRS, e do médico Emílio Hideyuki Moriguchi, PhD em Geriatria pela Universidade de Tokai, no Japão.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Gaúcho no YouTube.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: João Gabriel Mengue
Revisão: Renata Simmi
Coordenação: Cleber Moreira

