TRE-RS participa do XVI CONBRASCOM
O tema central do evento foi comunicação pública e democracia

Entre os dias 3 e 5 de agosto, foi realizado, no Rio de Janeiro, o XVI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (CONBRASCOM). O evento, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), reúne profissionais da área de comunicação social do Poder Judiciário: Justiças Eleitoral, Federal e do Trabalho, Ministério Público (Estadual e Federal) e Defensorias Públicas de todo o Brasil, com o objetivo de promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações do cidadão. Os servidores da ASCOM, Jefferson Wilson e Rodolfo Manfredini, representaram o TRE-RS.
A cada ano, um órgão da Justiça é anfitrião do Congresso. Nesta edição, o evento foi realizado na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O tema central do evento foi “Comunicação Pública e Democracia”.
No primeiro dia do evento, foi proporcionado aos participantes uma atividade extra. Eles tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o projeto Circuito Favela por Direitos. Iniciativa pioneira da Defensoria Pública do Rio criada em 2018 e, um ano depois, incorporada ao quadro de atividades permanentes da instituição. O Circuito vai às comunidades ouvir moradores e desenvolver atividades voltadas para a defesa dos interesses de quem vive no local.
A abertura oficial do evento aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Dentre as autoridades que estavam compondo a mesa de honra, estavam o Defensor-Geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco, e o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, que destacou a importância do encontro no momento vivido no Brasil e ressaltou o trabalho das assessorias de comunicação do sistema de justiça do país. Pacheco comentou sobre a relevância dos meios comunicação em dar visibilidade para quem a democracia é sonegada. Além disso, ele fez uma enfática defesa do sistema eleitoral brasileiro. Por fim, a jornalista e escritora gaúcha, Eliane Brum, apresentou uma palestra a qual fez uma análise sobre a corrosão da democracia ou até mesmo a inexistência dela para muitos brasileiros.
O dia seguinte foi dedicado a palestras e oficinas, com destaque para o painel “Como fazer prevalecer o interesse público”, que contou como debatedoras a jornalista da GloboNews, Aline Midlej, e a desembargadora e escritora, Andréa Pachá; e para o painel “Midiativismo, Influenciadores Digitais e as Novas Linguagens de Comunicação”, o qual participaram como debatedores Lídia Guajajara, ativista do povo indígina Guajajara, e Thainã Medeiros, jornalista e co-fundador do Coletivo Papo Reto.
A programação também contou com a apresentação de trabalhos temáticos, produzidos pelos tribunais, além de reuniões setoriais. No encontro voltado à Justiça Eleitoral, os servidores dos TREs e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discutiram assuntos de interesse em comum a todos os regionais, como as estratégias para combater a desinformação, visando às próximas eleições. Foi redigida uma minuta com as considerações finais da reunião.
O próximo CONBRASCOM será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), na cidade de Curitiba, em 2023.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: CONBRASCOM
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube