Desembargadores eleitorais tomam posse no TRE-RS
O ato solene foi realizado na sala de sessões da Corte Eleitoral

Na sessão plenária desta terça-feira (8), o desembargador federal Leandro Paulsen tomou posse como desembargador eleitoral efetivo, na classe dos desembargadores federais. Na mesma ocasião, a desembargadora Vânia Hack de Almeida foi empossada como desembargadora eleitoral substituta, também na classe dos desembargadores. O ato solene ocorreu na sala de sessões, localizada no Edifício Assis Brasil, e contou com a presença das seguintes autoridades: o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto; o representante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, procuradora da República Ana Luísa Chiodelli; o procurador-geral do RS, Eduardo Cunha Costa; o secretário-chefe adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim; e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia.
O presidente do TRE-RS, desembargador Mario Crespo Brum, deu as boas-vindas aos novos membros da Corte Eleitoral e afirmou que o tribunal se fortalece com a chegada de dois magistrados de grande representatividade junto à magistratura.
O desembargador Leandro Paulsen, em seu nome e em nome da desembargadora Vânia, manifestou satisfação por passar a integrar o colegiado, cujas referências são sempre elogiosas, tanto pela função desempenhada pelos magistrados quanto pelo ambiente fraterno da Corte. Relembrou que a Justiça Eleitoral mantém uma estrutura similar desde sua criação, em 1932, quando apresentou inovações como o voto feminino e o voto secreto.
Salientou a peculiaridade da Justiça Eleitoral, por ser o único ramo do Judiciário que permite a atuação conjunta de magistrados estaduais e federais no exercício da atividade jurisdicional. Reforçou que ele e a desembargadora Vânia se comprometem a atuar com serenidade e isenção, sempre em defesa do pluralismo, da liberdade de expressão, da integridade e da legitimidade do processo eleitoral.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: João Gabriel Mengue
Revisão: Renata Simmi
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube