Publicações do Memorial da JE Gaúcha

Obra que registra os 20 primeiros anos de utilização da urna eletrônica no Brasil, resgatando a história do desenvolvimento do sistema eletrônico de votação pela Justiça Eleitoral. Acesse também a 1ª Edição publicada em 2006.

Compilação de matérias veiculadas nos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, no período de 1932 a 1937 - primeira fase da Justiça Eleitoral brasileira. O material também traz um panorama das primeiras eleições ocorridas após a criação da Justiça Eleitoral, em 1933 (para a Assembleia Constituinte), 1934 (para o Parlamento Federal e dos estados) e 1935 (no Rio Grande do Sul, eleições municipais).

Resumo da primeira (1932-1937) e segunda fases (1945 -) da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, abordando aspectos como a informatização do cadastro eleitoral, o surgimento da urna eletrônica, até a identificação biométrica de eleitores.

Tabela contendo dados sobre a criação e/ou alteração do zoneamento eleitoral no Estado do RS, de 1945 a 1997.

Histórico das instalações do TRE Gaúcho.

A trajetória do magistrado que, em 1936, defendeu com sua própria vida a lisura do pleito eleitoral realizado no distrito de Vila Flores, município de Santiago/RS.

Conheça a trajetória de pessoas que influenciaram a história das eleições e da Justiça Eleitoral no Brasil.

Série de breves estudos sobre o primeiro Código Eleitoral brasileiro. O material foi produzido em parceria com a Assessoria de Comunicação Social e publicado no Informativo 7 Dias ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2017.

Participação do Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha em programas da Radioweb TRE Gaúcho.