Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa

TRE-RS Vice-Presidente e Corregedor Des. Armínio José Abreu Lima da Rosa

Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral 

Natural e Porto Alegre e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1975.

Aprovado em 1º lugar no concurso para o cargo de Juiz de Direito. Nomeado Juiz de Direito em 1976. Atuou nas comarcas de Estância Velha, Guaíba, Santa Maria, Canoas e Porto Alegre. Promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em 1992. Foi Presidente do Centro de Estudos do Tribunal de Alçada no período de Nov./1996 a Nov./1997. Promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça em setembro de 1997. Presidiu a 20ª Câmara Cível desde a sua instalação até janeiro de 2005.

Tomou posse como 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, em 1º de fevereiro de 2006.

Em 1º de fevereiro de 2008, tomou posse como Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, para o Biênio 2008/2009. 

Desde fevereiro de 2010, integra e preside a 21ª Câmara Cível.

Atuou como Coordenador de Controle Regional da Região Sul da Corregedoria Nacional de Justiça, em 2014.

Lecionou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Curso de Especialização em Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola Superior da Magistratura e na Escola Superior do Ministério Público, entre outros.

Em 22 de maio de 2020, tomou posse como Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.