TRE-RS homenageia OAB gaúcha

Solenidade comemorou os 89 anos da seccional do Rio Grande do Sul

TRE-RS SESSÃO 13-04-2021

Na sessão plenária da tarde desta terça-feira (13), o TRE-RS homenageou os 89 anos da seccional da Ordem dos Advogados Brasil do Rio Grande do Sul  (OAB-RS), ocorrido  no último dia 11 de abril.

O presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho saudou e agradeceu a presença do presidente da OAB-RS, Dr. Ricardo Ferreira Breier.

Na sequência, manifestou-se o desembargador eleitoral Silvio Ronaldo Santos de Moraes, que disse sentir-se orgulhoso e honrado por ser escolhido pelo presidente Villarinho para saudar a Ordem. Em seu discurso, falou que a OAB gaúcha desde o surgimento manteve atuação marcante “na luta pelo exercício pleno da profissão, em defesa da sociedade e da liberdade, do estado democrático de direito, pela cidadania e pelo acesso à justiça". Destacou a participação da Ordem na campanha pelas “Diretas Já” nos anos 1980, na luta pela anistia e pela liberdade de imprensa, na convocação da assembleia nacional constituinte, no combate à corrupção e tantas outras frentes de trabalho em defesa dos interesses da sociedade gaúcha e brasileira. Pontuou a atuação no cenário da pandemia da Covid-19, no qual a OAB-RS tem sido firme e eficaz e até mesmo “protagonista na ordem de desafios de enfrentamento da pandemia e com habilidade e ponderação, vem garantindo e construindo junto ao Poder Judiciário e demais poderes, o exercício das prerrogativas da advocacia com a necessária adoção do procedimentos recomendados pela saúde”. Por fim, conclui o discurso manifestando ao presidente da OAB-RS o respeito e apreço de cada magistrado e do TRE-RS à entidade.

Em seguida, manifestou-se o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, que agradeceu a “linda homenagem, que é recebida com alegria . Ressaltou que os 89 anos são de trajetória de relevantes serviços prestados. Mencionou os tempos difíceis que vivemos, por conta da pandemia da Covid-19, e que todos estamos aprendendo da importância de se trabalhar institucionalmente.  Breier agradeceu a homenagem do TRE-RS que “serve de combustível ao espírito institucional de seguir adiante na história destes 89 anos”. Finalizou dizendo que agora “vamos ao caminho dos 90 anos, com a nossa evolução, com a nossa dedicação, o nosso diálogo, e a nossa missão que é representar a cidadania, a advocacia e o que ensinou o filósofo Voltaire, o bem comum da cidadania, com a boa política”.

O evento ocorreu por meio virtual, sendo transmitido ao vivo pelo canal do TRE gaúcho no YouTube.

Redação: Roberto Carlos Raymundo
Supervisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido