Transporte das urnas para o 2º turno inicia nesta sexta-feira

Após a preparação e a lacração, as urnas eletrônicas estão prontas para serem transportadas aos locais de votação.

Urna eletrônica - 30.09.2020

O transporte das urnas eletrônicas e cabinas de votação para o 2º turno inicia nesta sexta-feira (27) e estará concluído no sábado (28). A distribuição é realizada por empresa contratada pela Justiça Eleitoral. Serão 5.488 urnas de votação e cerca de 500 de reserva para substituição dos equipamentos que porventura apresentem problemas. Do total de urnas, 2.630 são destinadas às seções da capital.

As urnas e cabinas de votação são recolhidas dos depósitos e levadas até os locais de votação, nas cinco cidades onde há 2º turno no estado, sendo devolvidas aos cartórios pela mesma empresa após a eleição. Por razões de segurança, as urnas retornam sem as mídias que contêm os resultados, como conta o servidor da Seção de Planejamento e Apoio às Eleições, Edgar Santos: "As mídias são entregues pelos presidentes de mesa para a Junta Eleitoral para a totalização dos resultados das urnas", explica.

Devido à pandemia, também serão entregues kits COVID, compostos por diversos itens, tais como, álcool em gel, máscaras e face shields. Os profissionais que realizarão o transporte foram instruídos a observar os protocolos de segurança e a permanecer por pouco tempo nos depósitos da Justiça Eleitoral. O veículo se apresenta no depósito, é carregado com as urnas e kits e segue o roteiro de distribuição. Ao chegar em cada local de votação, deve entregar as urnas e os kits ao administrador de prédio indicado como responsável.

O transporte dos equipamentos é realizado após a conclusão da inserção dos programas e dados para a votação, lacração e inspeção final das urnas. Tais processos abrangem desde o teste dos componentes, da bateria e da impressora até a inserção do cartão de memória e da mídia de resultado nos quais, ao final da votação, os dados serão gravados. Concluídas essas etapas, as urnas são lacradas e colocadas em caixas devidamente identificadas com os locais e as seções em que serão utilizadas.

Essas tarefas, que iniciaram no dia 19 de novembro e encerram neste sábado (28), garantem a inviolabilidade das urnas e dos sistemas que serão utilizados para a votação em 2º turno dos prefeitos em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria no próximo domingo, dia 29 de novembro.


Texto: Gabriella von Flebbe
Imagem: TSE
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido