Igualdade racial é tema de evento no Dia da Consciência Negra (20)

Data será marcada por debate transmitido pelo canal da EJERS no YouTube

TRE-RS DIA DA CONSCIENCIA NEGRA 2020 EJERS

Nesta sexta-feira (20), às 16h, ocorre o evento "Consciência Negra: Igualdade Racial e Política de Cotas". A conversa será transmitida pelo canal da Escola Judiciária Eleitoral no YouTube e garantirá horas certificadas aos participantes que acompanharem a transmissão.

O debate contará com Karen Froes, servidora do TRE-RS, Ana Tércia Rodrigues, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Carmen Regina Ribeiro, servidora aposentada do TRE-RS e Kizzy Antunes, advogada da União. Na ocasião, haverá uma reflexão sobre as principais questões raciais da sociedade atual.

Para a organizadora Rosiane Pólvora, da Secretaria de Gestão de Pessoas, a diversidade é um fator essencial para o desenvolvimento humano. Ela diz que o evento tem como objetivo transformar a sociedade com base na tolerância e no respeito, ressaltando a importância da discussão: "falar sobre diversidade no TRE-RS e na sociedade é um passo muito importante não só para tornar o ambiente corporativo mais humanizado, mas também para promover o respeito entre as pessoas."

Esta é a segunda edição do evento, que é uma iniciativa da Comissão de Diversidades e Inclusão e organizado pela Seção de Desenvolvimento Humano do TRE-RS. A primeira edição ocorreu em 2019, quando foi realizada uma roda de conversa sobre o racismo estrutural no Brasil, trazendo reflexões e experiências pessoais dos convidados.

O Dia da Consciência Negra existe no calendário escolar desde 2003, tornando-se obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileiras. Em 2011, por meio da lei federal nº 12.519, a data foi oficialmente instituída no calendário de comemorações nacionais. O 20 de novembro foi o dia escolhido por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes negros do Brasil. A data tem como objetivo trazer reflexões sobre a importância do povo, da história e da cultura africana na construção do nosso país.

Texto: Andressa Pufal    
Imagem: SGP
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido