Página interna do portal

TRE-RS realiza palestra sobre saúde mental no trabalho

Ação integra a programação da Semana de Combate ao Assédio Moral e Sexual do Tribunal

TRE-RS realiza palestra sobre saúde mental no trabalho

Na tarde desta segunda-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul deu início à Semana de Combate ao Assédio Moral e Sexual com a palestra “Saúde Mental no Trabalho: do desejo à construção coletiva de organizações saudáveis”. A atividade foi ministrada pelo diretor de Gestão de Pessoas e Saúde do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Carlos Alberto Colombo.  

O evento reuniu servidores, funcionários terceirizados e estagiários do TRE-RS no plenário da instituição, em Porto Alegre. Em pauta, a conjuntura estrutural de precarização do trabalho, a relevância da cooperação entre colegas e a necessidade de uma gestão participativa. 

“Todas essas ideologias excludentes e violentas, como o machismo, o racismo e o capacitismo, atravessam a nossa instituição. Quando pensamos em trabalho saudável, é preciso pensar em mudar essa realidade que perpassa os órgãos. Esse é o nosso desafio”, destacou Colombo.  

A iniciativa faz parte da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, prevista pelo Conselho Nacional de Justiça, e integra a programação do evento, que se estenderá com ações informativas publicadas nas redes sociais e na intranet do TRE.  

A Semana é organizada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação e pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Integram as comissões e 1º Grau (Zonas Eleitorais) e 2º Grau (Secretarias) a chefe do Cartório da 158ª Zona Eleitoral (Porto Alegre), Fernanda Tarasconi, as técnicas judiciárias Maria Regina Soccol, Cláudia Camargo, Gislaine dos Santos e Márcia Coelho, o analista judiciário Tomás Hickmann e as funcionárias terceirizadas Amanda Ferraz e Patrícia Vargas. 

A palestra foi transmitida pelo canal da SGP no YouTube e pode ser assistida aqui. Na última quinta-feira (21), três servidoras que integram a equipe responsável pelo combate aos diferentes tipos de assédio no TRE-RS participaram do programa Confirma, exibido na TV Assembleia, e conversaram com a apresentadora Flávia Falcão sobre o tema. Confira o bate-papo completo aqui.     

Para esclarecer dúvidas sobre a Semana de Combate ao Assédio Moral e Sexual ou registrar denúncias, trabalhadores do Tribunal podem entrar em contato com as comissões pelos e-mails assedionaosecretarias@tre-rs.jus.br ou assedionaocartorios@tre-rs.jus.br.   

Texto: Ana Paula Tavora (estagiária de jornalismo) 
Foto:  Eduarda Souza (estagiária de jornalismo) 
Revisão: Renata Simmi  
Coordenação: Cleber Moreira 

Acesso rápido