Página interna do portal
Seção de conteúdo
TRE-RS participa de palestra sobre voto consciente
Desembargador Voltaire abordou importantes assuntos sobre as eleições
Na tarde desta quinta-feira (20/08), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) participou de uma live especial do Programa de Educação Política, promovida pelo Sistema Ocergs. Realizado por meio do Microsoft Teams, o encontro teve como tema o voto consciente. Representando o Tribunal, o desembargador Voltaire de Lima Moraes, ex-presidente do TRE-RS, conduziu a palestra e abordou diferentes aspectos do processo eleitoral.
Durante o encontro, o desembargador destacou a importância da conscientização dos eleitores sobre o papel do voto na sociedade. Segundo ele, antes de escolher um candidato, é importante avaliar sua trajetória, seu currículo, suas contribuições ao país e seu comprometimento político.
“É importante mostrar, primeiramente, que o voto é algo significativo. Um voto bem dado traz rumos de uma nação para sua evolução, enquanto um voto mal dado pode, ao contrário, levar uma nação ao atraso”, afirmou.
A segurança da urna eletrônica também foi abordada durante a palestra. Em 2026, o sistema eletrônico de votação completa 30 anos de utilização no Brasil. Ao falar sobre o tema, Voltaire ressaltou a importância de buscar informações em fontes confiáveis e de valorizar o sistema eleitoral brasileiro. “A urna eletrônica é algo que nós deveríamos nos orgulhar por ser 100% segura e brasileira”, destacou.
Ao final da apresentação, os participantes puderam fazer perguntas ao desembargador sobre diferentes temas relacionados ao processo eleitoral. Entre os assuntos discutidos estiveram os valores das emendas parlamentares, o embate entre os Poderes Legislativo e Executivo e a importância da rastreabilidade dos recursos, para que seja possível acompanhar a destinação dos valores recebidos.
A participação do TRE-RS na iniciativa reforça a importância da educação política e da conscientização dos eleitores para o fortalecimento da democracia e para o exercício responsável da cidadania nas eleições de 2026.
Texto: Luine Tassoni
Imagem: CCOM
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube