TRE gaúcho presente em eventos em Minas Gerais
Equipe da Coordenadoria de Gestão Documental e da Memória acompanha Seminário e Congresso em Minas Gerais

Na quarta-feira (22), ocorreu o II Seminário Memojus: Memória: políticas, gestão e difusão, no TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).
E, dias 23 e 24, Minas Gerais também recebe o VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, na sede da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, do TJ-MG.
O TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) esteve representado pelo chefe da SEGED (Seção de Gestão Documental), Rafael Roggia, e pelo chefe da SEGEM (Seção de Gestão da Memória), Rodrigo de Aguiar Gomes, ambos da CGDOM (Coordenadoria de Gestão Documental e da Memória), da Secretaria Judiciária do Tribunal.
O II Seminário Memojus apresentou trabalhos acadêmicos e científicos produzidos por magistradas (os) e servidoras (es) do Poder Judiciário e de pesquisadoras (as) que têm na história do Judiciário seu foco de trabalho.
O chefe da SEGEM, Rodrigo de Aguiar Gomes, contribuiu com o painel "A história oral como método de registro histórico em períodos de crise", elaborado em conjunto com o coordenador de Gestão Documental e da Memória (CGDOM), Ermes Marcolin, e o servidor da SEGEM, Luis Antonio Klein.
O VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, teve por tema "Arquivos Permanentes: preservação, acesso e difusão".
São dois dias de diálogos entre as aéreas de arquivologia, museologia, história, direito e comunicação, nos quais também foram debatidos os impactos da IA (inteligência artificial) no trabalho nos arquivos judiciais.
Redação: Roberto Carlos Raymundo, com informações da CGDOM
Imagem: CGDOM
Edição de imagem: João Gabriel de Farias Menge (estagiário de jornalismo)
Revisão: Jefferson Luiz Trindade Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

