Presidente do TRE-RS participa do 88º COPTREL
Evento foi marcado por debates sobre o papel da Justiça Eleitoral e o uso de novas tecnologias no processo eleitoral

Nos dias 5 e 6 de junho, o presidente do TRE-RS, desembargador Mario Crespo Brum, participou do 88º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizado no município de Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul. Também representaram a instituição no evento a diretora-geral, Ana Gabriela Veiga, e o assessor de comunicação, Cleber Moreira.
A programação teve início na quinta-feira (5) com a reunião preparatória dos diretores-gerais e dos assessores de comunicação. A reunião dos diretores-gerais contou com duas palestras: “Força de Trabalho nos Cartórios Eleitorais” e “Biometria: Ações e Providências dos Regionais”. Já os assessores de comunicação assistiram à palestra “Inteligência Artificial Generativa e Linguagem Simples”, na qual foram discutidas a aplicação de tecnologias emergentes e a importância da comunicação acessível no âmbito do Judiciário.
Na pauta de alinhamento dos assessores, foi definida uma ação conjunta de comunicação com foco no enfrentamento à desinformação, por meio da educação midiática. Serão produzidos vídeos, cartilhas, spots de rádio e publicações nas redes sociais.
Na sexta-feira (6), ocorreu a reunião oficial dos presidentes, momento em que foram discutidas pautas institucionais de interesse nacional, com foco no fortalecimento da democracia, na modernização da gestão eleitoral e na promoção da cidadania.
No período da tarde, os trabalhos foram retomados com a palestra “Inteligência Artificial aplicada às relações jurídicas”, que abordou o papel da Justiça Eleitoral na formulação e implementação de políticas públicas no Judiciário.
As deliberações finais do 88º COPTREL incluíram a eleição da nova presidência para o biênio 2025-2026, ocasião em que o desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do TRE-MS, foi eleito para presidir o colegiado. Também foi definida a sede do próximo encontro, além da apreciação de outros temas relevantes para o fortalecimento institucional.
O encontro foi encerrado com a leitura e assinatura da Carta de Bonito, documento que consolida os principais encaminhamentos do colegiado e reforça o compromisso dos tribunais com a democracia, a transparência e a eficiência.
Texto: Rodolfo Manfredini (com informações do TRE-MS)
Imagens: TRE-MS
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos noTwitter,Instagram eTikTok
Curta nossa página oficial noFacebook
Inscreva-se em nosso canal noYouTube