Memorial da Justiça Eleitoral estreia na Noite dos Museus com grande público
Evento recebeu mais de 300 visitantes e reforçou a conexão do TRE-RS com a história da democracia e do voto no Brasil

A estreia do Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki na Noite dos Museus foi um sucesso. Com visitas guiadas em dois horários, o espaço recebeu mais de 300 visitantes durante a programação.
Para o servidor aposentado do TRE-RS e músico responsável pela abertura das atrações no Plenário da instituição, Leandro Bertolo, participar do evento foi um grande privilégio. “Foi uma surpresa muito bonita para mim. Sinto-me honrado, feliz e realizado por, depois de passar 31 anos nesta casa como servidor, ter podido estar presente nessa estreia, trabalhando com a minha arte e minhas composições autorais”, relata.
A professora de História Isabel Bergamaschi não conhecia o Memorial e o prédio do TRE-RS, mas considerou a visita muito interessante. “A princípio, não é um lugar que a gente imagina como parte da Noite dos Museus. Provavelmente, eu não o conheceria se não fosse a programação do evento. Adorei a exposição. Achei interessantíssimo ver a evolução do processo eleitoral no Brasil até chegar ao que temos hoje. E achei o máximo usar um espaço tão bonito como o Plenário para assistir a um show”, analisa.
A iniciativa reforça o compromisso do TRE-RS de aproximar o público da história da Justiça Eleitoral, no Brasil e no Rio Grande do Sul, apresentando documentos, objetos, imagens e vídeos que narram a trajetória da democracia e do voto no país, com foco nos acontecimentos históricos gaúchos.
Texto: Renata Simmi
Foto: Memorial TRE-RS
Revisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira

