Seminário debate o combate à discriminação racial e de gênero
O evento reuniu especialistas no tema

Na tarde desta sexta-feira (4), foi realizado, no plenário do TRE-RS, o seminário “Equidade racial e combate a todas formas de discriminação”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS).
Na abertura, o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, elogiou a iniciativa do seminário, “um evento que merece aplauso permanente” e salientou, que reflexões sobre o combate à qualquer discriminação, contribui para uma sociedade mais fraterna.
A primeira palestra foi da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo que, de forma virtual, abordou o tema “Adoção do protocolo para julgamento com perspectiva racial no Poder Judiciário”. A magistrada afirmou que equidade racial está conectada com a paridade de gênero. Defendeu a necessidade de políticas afirmativas direcionadas ao enfrentamento da desigualdade. Comemorou a atuação incisiva da Justiça Eleitoral que tem cassado mandato de candidatos por fraude à cota de gênero.
A desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ex-presidente da instituição e, atualmente, coordenadora da Comissão de promoção de igualdade no âmbito da Justiça Eleitoral, junto ao TSE, ministra Iris Helena Medeiros Nogueira, foi a mediadora do seminário: “Equidade racial e combate a todas formas de discriminação”.
A desembargadora eleitoral, membro do pleno do TRE-RS e ouvidora especializada gênero, raça e discriminação, Patrícia da Silveira Oliveira, apresentou o painel: “Ensino jurídico antirracista como base para a transformação social e judicial”.
Em seguida, a advogada e mestre em Direito Público, Ana Luzia dos Santos Rosa, abordou o tema: “Feminismo Negro”.
Por fim, a advogada, mestre em Direito e doutoranda em Desenvolvimento Regional, Priscila Vargas Mello, apresentou o tema “Branquitute: um lugar de reflexão”.
O evento terminou com a apresentação cultural da cantora Adriana Passos, acompanhada pelo violonista Silfarnei Alves.
O seminário “Equidade racial e combate a todas formas de discriminação”, foi transmitido, ao vivo, pelo Canal EJERS, no YouTube.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Renata Simmi
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube