Evento debate a educação midiática e informacional no combate à desinformação
Na ocasião, foi anunciado que a EJERS está desenvolvendo um projeto para propagar a educação midiática e informacional

Na tarde desta segunda-feira (7), foi realizado, no plenário do TRE-RS, o Seminário “Educação midiática e informacional no combate à desinformação”. Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), o evento teve a parceria da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Instituto Palavra Aberta.
O presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, saudou a iniciativa da EJERS pela realização do evento em parceria com a AGERT, ARI e o Instituto Palavra Aberta. Refletiu que diante do avanço da tecnologia é necessário que sejam tomadas medidas para que o uso das plataformas digitais cheguem ao público, em geral, de maneira correta. Salientou que os eleitores devem formar os seus convencimentos de forma espontânea e não baseados em informações distorcidas e que a educação exerce papel fundamental.
A representante da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues, afirmou que a entidade acredita no potencial da educação, para combater a desinformação. Porém, vê necessidade de que a população desenvolva senso crítico. Ideia semelhante tem o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Maria Rodrigues Nunes.
Os jornalistas Bruno Ferreira e Mariana Mandelli apresentaram o painel: “Educação midiática e informacional no combate à desinformação”. Os palestrantes são representantes do Instituto Palavra Aberta, organização civil de São Paulo que atua há 15 anos em defesa de todas as formas de liberdade, dentre elas, a liberdade de expressão. Desde 2019, o instituto tem um programa de educação midiática, cujo objetivo é a construção de uma cultura crítica, por meio da formação de professores, para que possam repassar os conhecimentos adquiridos sobre o assunto.
Por fim, o coordenador do núcleo de educação midiática e informacional da EJERS, Dione de Almeida, anunciou que a EJERS está desenvolvendo um projeto para propagar a educação midiática e informacional.
Seminário “Educação midiática e informacional no combate à desinformação”, foi transmitido, ao vivo, pelo Canal EJERS, no YouTube.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giovana Ramisch
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube