ASTRE promove roda de conversa sobre o “Dia da Consciência Negra” com o apoio do TRE-RS
Atividade abordou a luta contra o racismo e a importância da representatividade nas Instituições

Em alusão ao “Dia da Consciência Negra”, celebrado em 20 de novembro, a ASTRE (Associação dos Servidores e Pensionistas do TRE-RS), organizou na tarde de 18/11/2024 uma roda de conversa com o debate e a reflexão sobre os desafios enfrentados pela população negra no Brasil.
O evento contou com o apoio do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) que cedeu o seu “Espaço de Convivência” para a realização do evento.
O tema foi “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!”, com ênfase nas questões do racismo estrutural e da representatividade. O encontro reuniu servidores do Tribunal e outras pessoas que enriqueceram a discussão com suas vivências e perspectivas sobre a questão racial.
A secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS (Central Única dos Trabalhadores), Ísis Garcia, compartilhou seu conhecimento e experiência para contextualizar o debate sobre a importância de adotar uma postura ativa contra o racismo
A servidora aposentada Carmem Regina Machado Barros Ribeiro também contribuiu com a sua trajetória na luta pela igualdade racial, destacando tanto os desafios quanto as conquistas da população negra ao longo da história.
E as servidoras Karen Froes, Rosiane Pólvora e Jocelaine Machado participaram ativamente do evento, trazendo reflexões que enriqueceram o debate com base em suas próprias experiências e vivências relacionadas ao preconceito racial.
O evento foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre as desigualdades históricas enfrentadas pela população negra e a importância de implementar políticas públicas e ações afirmativas dentro das Instituições. Nesse contexto, o TRE-RS desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão para todas as pessoas.
Compromisso com as diversidades
O apoio do TRE-RS a eventos desta natureza reforça o comprometimento da Instituição com relevantes temas sociais, como o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial e com o fomento e a manutenção de ambientes inclusivos.
E a ASTRE segue cumprindo sua missão de proporcionar momentos de reflexão e aprendizado para seus associados, fortalecendo a luta por um mundo mais justo e inclusivo.
Curiosidade
Este é o primeiro ano em que comemora-se o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, instituído pela Lei Federal nº 14.759/2023.
Redação e edição de imagem: Luiza Menezes (Estagiária de jornalismo)
Imagem: SGP (Secretaria de Gestão de Pessoas) do TRE-RS
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube