Presidente do TRE-RS vai a Brasília para posse da presidência do TSE

Ministra Cármen Lúcia tomou posse na última segunda-feira como nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral

TRE-RS: Posse TSE 1

A sessão solene de posse, para o biênio 2024-2026, ocorreu no plenário da TSE, em Brasília (DF).

A ministra Cármen Lúcia é a primeira mulher a presidir a Corte Eleitoral por duas vezes – a anterior foi de 2012 a 2013. Com o TSE sob sua gestão e ao lado do ministro Nunes Marques, empossado vice-presidente, ela garantiu a realização de eleições “com tranquilidade, segurança e integridade”, assim como ocorreu em pleitos passados.

A nova presidente foi empossada pelo ministro Alexandre de Moraes, que deixa a Presidência do TSE após um ano e nove meses. Depois de prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse na tribuna, coube a ela empossar o ministro Nunes Marques como vice-presidente. “Compartilhar responsabilidades próprias na Justiça Eleitoral é um encargo que demanda aliança, sem a qual a caminhada seria muito mais difícil”, afirmou.

A ministra Cármen Lúcia conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2026. A ela caberá coordenar as Eleições Municipais de 2024 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito geral.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, compareceu à cerimônia de posse, acompanhado do secretário da presidência, Fernando de Assumpção Neto.

No dia seguinte, a nova presidente do TSE realizou a primeira reunião de trabalho com os dirigentes das Cortes Regionais, a ministra tratou da linha de atuação da Justiça Eleitoral neste ano de eleições, bem como dos preparativos para o pleito municipal de outubro.

Segundo a nova presidente, o encontro passa a ser mensal, com o intuito de alinhar a atuação da Justiça Eleitoral conforme as peculiaridades regionais.

A ministra ouviu sugestões das desembargadoras e dos desembargadores sobre os temas discutidos como as questões climáticas e o impacto das fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul.

O presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire, confirmou a realização das Eleições Municipais 2024 na data prevista (06 de outubro). Na oportunidade, destacou que: “Teremos muito trabalho, mas estamos preparados para enfrentar o desafio que será a realização das eleições num Estado severamente atingido por uma enchente sem precedentes.”

O desembargador Voltaire tratou com a ministra Carmem Lúcia ainda sobre aprimoramento da capacitação de magistrados e servidores para a eleição.

Redação e imagem: Jefferson Wilson, com informações do TSE
Imagem: Fernando Assumpção - TRE-RS
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no TwitterInstagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido