EJERS promove seminário sobre julgamento com perspectiva de gênero
Seminário ocorreu na sede do Tribunal, em Porto Alegre

No último dia 30 de junho a EJERS (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto) promoveu o seminário “Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero - CNJ”.
O evento, aberto ao público externo, foi realizado no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) e reuniu especialistas que discutiram questões relacionadas a igualdade de gênero dentro do sistema judiciário brasileiro.
Estiveram presentes a presidente do Tribunal, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, diretor da EJERS, servidoras e servidores da Instituição.
Na abertura, a presidente do TRE-RS, abordou a sub-representação feminina nos ambientes políticos, a legitimidade das cotas e a distribuição dos recursos de financiamento eleitoral.
No primeiro painel, Tani Maria Wurster, juíza federal do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região/Subseção Judiciária do Parná), que participou do grupo de trabalho que elaborou o documento, apresentou questões históricas e como elas influenciam os julgadores na questão da imparcialidade. Destacou os principais pontos do Protocolo e a importância de se julgar com perspectiva de gênero.
Em seguida, Eneida Desiree Salgado, advogada, mestre e pós-doutora em direito público e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná), falou sobre apectos e aplicação do “Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero - CNJ” na Justiça Eleitoral, com foco nas Eleições 2024. Também discorreu sobre a necessidade de desvinculação do conceito de igualdade puramente formal, uma igualdade substantiva, por parte daqueles que aplicam, produzem e ensinam o direito.
No final, Fernando Gaspar Neisser, mestre e doutor em Direito e jurista, apresentou pontos importantes para a aplicação prática do “protocolo” na Justiça Eleitoral, inclusive em relação a magistradas, servidoras e servidores.
Também prestigiaram o evento os membros do Pleno, desembargadores eleitorais Caetano Cuervo Lo Pulo e Patrícia da Silveira Oliveira. E Elaine Harzheim Macedo, ex-presidente do Tribunal.
A gravação do evento está disponível no canal oficial da EJERS no YouTube.
Redação: Jefferson Cardoso da Silva
Imagem: Gabriel Fagundes Albuquerque (Estagiário de Jornalismo)
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube