EJERS promove seminário sobre julgamento com perspectiva de gênero

Seminário ocorreu na sede do Tribunal, em Porto Alegre

seminário Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero

No último dia 30 de junho a EJERS (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto) promoveu o seminário “Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero - CNJ.

O evento, aberto ao público externo, foi realizado no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) e reuniu especialistas que discutiram questões relacionadas a igualdade de gênero dentro do sistema judiciário brasileiro.

Estiveram presentes a presidente do Tribunal, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, diretor da EJERS, servidoras e servidores da Instituição.

Na abertura, a presidente do TRE-RS, abordou a sub-representação feminina nos ambientes políticos, a legitimidade das cotas e a distribuição dos recursos de financiamento eleitoral.

No primeiro painel, Tani Maria Wurster, juíza federal do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região/Subseção Judiciária do Parná), que participou do grupo de trabalho que elaborou o documento, apresentou questões históricas e como elas influenciam os julgadores na questão da imparcialidade. Destacou os principais pontos do Protocolo e a importância de se julgar com perspectiva de gênero.

Em seguida, Eneida Desiree Salgado, advogada, mestre e pós-doutora em direito público e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná), falou sobre apectos e aplicação do “Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero - CNJ” na Justiça Eleitoral, com foco nas Eleições 2024. Também discorreu sobre a necessidade de desvinculação do conceito de igualdade puramente formal, uma igualdade substantiva, por parte daqueles que aplicam, produzem e ensinam o direito.

No final, Fernando Gaspar Neisser, mestre e doutor em Direito e jurista, apresentou pontos importantes para a aplicação prática do “protocolo” na Justiça Eleitoral, inclusive em relação a magistradas, servidoras e servidores.

Também prestigiaram o evento os membros do Pleno, desembargadores eleitorais Caetano Cuervo Lo Pulo e Patrícia da Silveira Oliveira. E Elaine Harzheim Macedo, ex-presidente do Tribunal.

A gravação do evento está disponível no canal oficial da EJERS no YouTube.

+ GALERIA DE IMAGENS

Redação: Jefferson Cardoso da Silva

Imagem: Gabriel Fagundes Albuquerque (Estagiário de Jornalismo)

Revisão: Roberto Carlos Raymundo

Coordenação: Cleber Moreira


Siga-nos no TwitterInstagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido