Auditoria externa publica relatórios do Teste de Integridade das Urnas

Procedimento reforça a confiabilidade da votação eletrônica no âmbito do TRE-RS

Comissão Teste Integridade

O Grupo Maciel, empresa de auditoria externa independente, divulgou o relatório de auditoria da urnas eletrônicas (ver abaixo) utilizadas pelo Tribunal Regional do Rio Grande do Sul – TRE-RS, no estado.

O trabalho compreendeu o exame e validação da organização, condução e conclusão dos trabalhos da Auditoria do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, referente ao 2º turno das Eleições de 2022, estando os aspectos relevantes expostos no relatório.

O procedimento, realizado desde 2002, este ano teve um significativo incremento no número de urnas eletrônicas auditadas, de 4 para 27. Tal ampliação mobilizou uma grande equipe de servidores da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas, presidida pelo Desembargador Eleitoral Amadeo Buttelli, com auxílio do também Desembargador Eleitoral, José Vinicius Jappur, e coordenação da servidora Ana Cristina Moretti (foto acima).

A auditoria é realizada por amostragem e compreende dois procedimentos: o Teste de Integridade, a chamada “Votação Paralela”, e o Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas.

O Teste de Integridade tem o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial. Já o Teste de Autenticidade, que tem a finalidade de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas, é efetuado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Além dos testes tradicionais, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, estabeleceu uma nova modalidade de checagem, com a participação de eleitoras e de eleitores na sistemática do Teste de Integridade, mediante o uso da sua biometria(“digitais”), de forma voluntária, na habilitação da urna eletrônica para a digitação do voto.

Na conclusão das auditorias, não foram identificadas procedimentos e situações que comprometessem a transparência e confiabilidade do Teste de Integridade e do Projeto Piloto com Biometria nos processos acompanhados nos dias 29 e 30 de outubro de 2022, sendo assim, foi concluído que os resultados obtidos durante o teste foram considerados altamente satisfatórios.

Relatórios 1º e 2º turnos

Texto: Luã Fontoura
Imagem: TRE-RS
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram eTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido