Diálogos Eleitorais Eleições 2022 é realizado em Sant’Ana do Livramento
O evento esclarece e atualiza os profissionais da comunicação acerca do processo eleitoral

Na tarde desta segunda-feira (25/7/2022), foi realizado o quarto Seminário Eleições 2022: Diálogos Eleitorais, no auditório da Justiça Estadual do RS em Sant’Ana do Livramento.
O evento é uma parceria do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) com a AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), e tem o objetivo de esclarecer e atualizar os profissionais das emissoras de rádio e televisão acerca das normas eleitorais aplicáveis às eleições gerais deste ano.
Na abertura do evento, a Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral do TRE-RS, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, lembrou o texto histórico de Rui Barbosa intitulado “A Imprensa e o Dever da Verdade”. Comenta que o texto centenário permanece atual por mostrar a função elementar da imprensa de fiscalização do Estado. Nas palavras de Rui Barbosa “A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto”. Barbosa destaca que o compromisso de todos com o desenvolvimento de uma sociedade livre, que valoriza valores como a honestidade e a veracidade com as informações.
Seguindo em seu discurso, trouxe também a contemporaneidade do filósofo e professor porto-alegrense Fernando Schüller, o qual classifica que estamos na “era da irrelevância”: quando todos nós somos produtores e consumidores de conteúdo, principalmente nas redes sociais, bobagens, notícias falsas e desinformação inundam a população a todo momento, fazendo com que um cenário de desconfiança e de descrédito com as instituições se instale no imaginário popular.
Para a magistrada, o exercício do jornalismo cumpre o papel primordial de informar as pessoas sobre os fatos relevantes da sociedade. A função do profissional de jornalismo político é de ir além daquela camada superficial dos acontecimentos, para verificar a fundo as motivações e relações entre o fato e seus atores. As instituições brasileiras serão colocadas à prova em seus limites, sendo demandadas como em poucas vezes em nossa história recente.
Lembrou que nos primórdios de sua criação, a Justiça Eleitoral tinha como objetivo moralização do sistema eleitoral sem credibilidade, sendo alvo de constantes suspeitas de fraudes em seus resultados. E após 90 anos de evolução, hoje temos uma Justiça Eleitoral sólida, atuante e pronta a assegurar eleições limpas, democráticas, seguras e transparentes. Desde sua implantação, nunca houve qualquer comprovação de fraude no uso das urnas eletrônicas e o Tribunal Superior Eleitoral investe cada vez mais na criação de estruturas de transparência e integridade do sistema.Continuou dando destaque aos desafios que serão constantes no combate à desinformação e iniciativas concretas implementadas pela Justiça Eleitoral para esse enfrentamento.
Ao final conclamou para que todos assumam um compromisso público na neutralização do discurso de ódio e da violência que tomou palco no atual cenário político-eleitoral. Que a população se torne única na expressão da chamada vontade eleitoral, para que dali saia a escolha daqueles que serão os legítimos representantes, reconhecidos pelo voto. Portanto, esse é o momento de se agregar a sociedade pelo bom exemplo. Desejou confiança, paz e segurança nas eleições em 2022, pois esse é o objetivo da Justiça Eleitoral e da imprensa livre para a sociedade brasileira.
Em seguida, o Presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, saudou a Vice-Presidente do TRE-RS e elogiou a duradoura parceria entre a associação e o Regional gaúcho. Após, iniciaram as palestras, sob a mediação da Vice-Presidente jurídica da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues.
O Chefe da Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia, Luís Fernando Schauren, falou sobre Segurança e Transparência do Processo Eleitoral; a Assessora Técnica dos Desembargadores Eleitorais, Marília Medeiros Piantá, explicou as regras eleitorais para as eleições deste ano; e o Coordenador EJERS (Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto), Carlos Vinícios de Oliveira Cavalcante, falou sobre o enfrentamento à desinformação, a Vice-Presidente Jurídica da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues, foi a mediadora do evento.
Junto com profissionais da imprensa local e regional, também prestigiaram o evento as seguintes autoridades: a Juíza e o Promotor da 30ª Zona ELEITORAL de Sant’Ana do Livramento, respectivamente, Dra. Carla Barros Siqueira Palhares e o Dr. José Eduardo Gonçalves, a Prefeita do município, Sra. Ana Luiza Moura Tarouco, o Presidente do legislativo local, Vereador Aquiles Rodrigues Pires, o Diretor Regional da Defensoria Pública do RS, Dr. Carlos Marcondes Júnior, e o Presidente da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local, Dr. Glênio Cardoso Lopes.
Também estavam presentes a Chefe do Cartório Eleitoral da 30ª Zona, Célia Luiza Arteche e servidores do TRE-RS.
Redação: Leandro Bertolo
Imagem: Cleber Moreira
Revisão: Luciana Santos
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube