Cidadãos que perderam o prazo para regularização eleitoral podem solicitar certidão

Quem não conseguiu regularizar a situação ou fazer título eleitoral até o prazo final (6 de maio), não poderá votar nas Eleições de 2020

Os cidadãos que não conseguiram regularizar sua situação perante à Justiça Eleitoral até o último dia 06 de maio, data de fechamento do cadastro eleitoral, não poderão votar nas Eleições de 2020.

Caso o eleitor necessite de certidão de quitação eleitoral para resolver qualquer pendência, como emissão de passaporte ou matrícula em instituição de ensino pública, poderá requerer uma certidão circunstanciada , por meio de telefone ou email, ao cartório eleitoral. O contato prévio com a Zona Eleitoral é importante pois se tratam de situações variadas. O atendimento está ocorrendo de forma remota, de segunda a sexta, entre 12h e 19h. Os números e endereços eletrônicos podem ser encontrados na página do TRE-RS .

Cabe ressaltar que este tipo de declaração atesta que o cidadão procurou a Justiça Eleitoral para regularizar a situação, mas não conseguiu em tempo. A aceitação ou não dessa certidão fica a critério de cada órgão ou organização.

A reabertura do cadastro ocorrerá no mês de novembro, logo após a realização das eleições municipais de 2020. A partir deste período os cidadãos poderão novamente requerer serviços pertinentes ao cadastramento eleitoral.

ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido