Presidente do TRE-RS e Prefeito de Esteio convocam população para a biometria
Baixa procura pelo recadastramento biométrico pode levar ao cancelamento de mais de 40% dos títulos eleitorais da cidade

Na terça-feira (04), a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, e o vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Villarinho, estiveram em Esteio, município da região metropolitana que vem apresentando os menores índices de comparecimento para revisão biométrica no estado. A data final é 11 de março e, até o momento, apenas a metade dos 68.007 eleitores cadastrados compareceu para fazer seu recadastramento.
Às 16 horas, foi realizada uma visita à 97ª Zona Eleitoral - ZE (Av. Dom Pedro, n. 171) onde a chefe de cartório, Evânia Núbia Almeida, fez uma breve exposição acerca dos esforços que vem sendo envidados para aumentar o comparecimento dos cidadãos ao Cartório.
Em seguida, os representantes da Justiça Eleitoral foram recebidos na Prefeitura de Esteio, pelo prefeito Leonardo Pascoal, e agradeceram o apoio prestado pelo executivo municipal, além de avaliar outras formas de aumentar o engajamento dos eleitores no processo. Na oportunidade Pascoal aproveitou para realizar seu recadastramento, já ficando em dia com a Justiça Eleitoral (foto).
Logo após, o contato foi realizado com os vereadores da Câmara Municipal de Esteio para que apoiem na mobilização da população.
O atendimento de eleitores em Esteio é realizado em dois locais. No Cartório da 97º Zona Eleitoral (Av. Dom Pedro, n. 171), de 2ª a 5ª feira, das 13 às 19 horas, e nas 6º feiras, das 9 às 15 horas. Existe ainda um posto de atendimento na Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Padre Claret, 666), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16:30 horas.
Nesta reta final, serão realizados plantões nos finais de semana e feriados, apenas no Cartório Eleitoral (Av. Dom Pedro, n. 171) nas seguintes datas: 15 e 16 de fevereiro(sábado e domingo); 28 e 29 de fevereiro (feriado, sábado) e também dia 7 de março (sábado), sempre das 13 às 19 horas.
O eleitor da cidade que não comparecer até do dia 11 de março, terá seu título eleitoral cancelado, não podendo votar nas eleições municipais deste ano, além de outras consequências, como não poder fazer passaporte ou até mesmo ter seu CPF cancelado.
Texto: Jefferson Wilson
Imagem: Prefeitura de Esteio
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS