Antônio Augusto Portinho da Cunha recebe Voto de Louvor em sua última sessão como diretor-geral do TRE-RS

Servidor atuou por 23 anos no cargo

TRE-RS: última sessão diretor-geral

A sessão plenária desta quarta-feira (19) foi marcada pelas homenagens dos membros da Corte ao diretor-geral Antônio Augusto Portinho da Cunha. O colegiado aprovou um Voto de Louvor por sua trajetória na Justiça Eleitoral. Ele despede-se do cargo após 23 anos e deve aposentar-se em breve.

Ao final da sessão, depois dos julgamentos, o presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Dall’Agnol, pediu a palavra para dar início às homenagens ao diretor-geral. Ele afirmou que foi uma honra poder ter atuado com Cunha e o parabenizou pela excelência de seu trabalho. “Sempre mostrou-se um servidor comprometido, de uma capacidade incrível de trabalho, além de ser uma pessoa extremamente afável e de fino trato”, ressaltou.

A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Marilene Bonzanini, acrescentou, dirigindo-se ao diretor-geral: “Deixaste aqui um comportamento probo. Um exemplo de liderança. Deixaste uma família, e família não se abandona. Os laços são eternos. Então, seja sempre muito bem acolhido por todos que aqui estão”.

Após receber as homenagens de todos os membros da Corte, Cunha proferiu sua fala de agradecimento. Ele destacou os números de sua passagem pela TRE-RS: 37 anos de carreira, quase 24 como diretor-geral, 22 eleições - sendo cinco como chefe de Cartório, uma como secretário judiciário e 13 no cargo que ora deixa - e mais de duas mil sessões plenárias secretariadas.

Cunha destacou o privilégio de conviver com grandes talentos jurídicos do Rio Grande do Sul. Destacou que muito de seu gosto pela Justiça Eleitoral vem de suas peculiaridades em relação aos demais ramos do Judiciário, como o fato de o conhecimento jurídico ser detido pelos servidores e não pelos magistrados, devido ao caráter transitório destes na Casa.

Emocionado, agradeceu, na pessoa do chefe de Gabinete da Diretoria-Geral, Fábio Silveira, a todos os servidores que o apoiaram ao longo de sua carreira.

Encerrou a despedida citando o escritor americano Philip Roth, que, ao se aposentar em 2012, lembrou: “No fim da vida, o boxeador Joe Louis disse: 'Fiz o melhor que pude com aquilo que tinha'. É exatamente o que eu diria do meu trabalho”.

O secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Josemar Riesgo, ocupa o cargo de diretor-geral, primeiramente em caráter de substituição, durante as férias de Cunha, até a sua aposentadoria. Em fevereiro, Riesgo assume o cargo em caráter efetivo, conforme pedido feito pelo presidente e pela vice-presidente e corregedora.

A servidora Ana Gabriela de Almeida Veiga será a nova secretária da CRE.

 

Texto e imagem: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido