Órgão Especial do TJ-RS define novo integrante do TRE em eleição virtual

Escolha foi realizada pela primeira vez de forma virtual

O Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa foi eleito, na manhã de hoje (22/4), para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS). Ele ocupará uma das vagas destinadas à classe de Desembargadores, surgida em decorrência do término do mandato da atual Presidente do TRE, Desembargadora Marilene Bonzanini.

A votação virtual do Órgão Especial foi encerrada às 09h59min de hoje, após o período de sete dias para o processo de escolha, que começou em 15/4, conforme o edital 04/2020-OE. A metodologia para a eleição secreta foi elaborada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, na qual os 25 votantes receberam e-mails com senhas de acesso.

O Presidente do TJ, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, destacou que "foi uma eleição histórica, eis que se tratou da primeira feita de forma virtual, na qual adotamos todos os cuidados necessários para a preservação do sigilo na votação". Ele acrescentou que o sucesso na iniciativa foi possível graças ao trabalho em conjunto entre a STI do Tribunal Regional Eleitoral e as áreas técnicas do Tribunal de Justiça.

O Desembargador Arminio presidiu o TJ no biênio 2008/2009. É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS. Classificado em 1º lugar no Concurso Público, ele foi nomeado Juiz de Direito em 1976, atuando, em sua trajetória, nas comarcas de Estância Velha, Guaíba, Santa Maria, Rio Pardo, Canoas e Porto Alegre. Foi promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em 1992 e a Desembargador do Tribunal de Justiça em 1997.

A sessão virtual do Órgão Especial também definiu a lista tríplice para uma vaga de Desembargador Eleitoral, na classe dos Advogados, cujos nomes serão encaminhados ao TRE para posterior escolha pela Presidência da República. Foram escolhidos os Advogados Gerson Fischmann, Fabiana Azevedo da Cunha Barth e Igor Danilevicz. O processo de escolha para formação desta lista, por sua vez, não foi secreto, sendo realizado através da pasta do Themis Admin. Os resultados das eleições já foram encaminhados ao TRE.

Fonte: Assessoria de Imprensa TJ-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido