Novo diretor-geral do TRE-RS toma posse

Corregedoria também tem novos secretária e chefe de Gabinete

Posse Josemar Riesgo DG

Nesta quarta-feira (6), no plenário do TRE-RS, tomou posse o novo diretor-geral da instituição, Josemar dos Santos Riesgo. Ele passa a ocupar o cargo que foi exercido durante 23 anos pelo servidor, agora aposentado, Antônio Augusto Portinho da Cunha. 

Na ocasião, também tomaram posse a nova secretária da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Ana Gabriela de Almeida Veiga, e o novo chefe do Gabinete da CRE, Roberto Brusamarello da Cunha.

O presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, abriu a cerimônia, saudando todos os presentes. Lembrou do período em que atuou como corregedor regional eleitoral, quando percebeu a competência e o comprometimento de Riesgo em relação ao trabalho desempenhado como secretário da CRE. Garantiu que a admiração pelo empossando “cresceu na medida em que, trabalhando com ele, presenciou a sua dedicação para com o Tribunal”. Afirmou que Riesgo conseguiu tornar a Corregedoria “o pulmão de TRE-RS”. Por fim, desejou felicidade e sucesso aos empossados nas novas funções.

Após a leitura e assinatura dos termos de posse, cada empossado proferiu seu discurso.

Cunha cumprimentou todos os presentes. Agradeceu a voto de confiança que lhe foi depositado e firmou o compromisso de cumprir com dedicação, zelo e lealdade as atribuições do cargo o qual foi empossado. “Espero corresponder à expectativa de todos”, disse. Garantiu ser um privilegiado por trabalhar com uma equipe excelente.

Veiga agradeceu a confiança depositada nela e garantiu que fará tudo o que estiver ao seu alcance para retribui-la. Externou sua admiração pelo presidente e pela vice-presidente, afirmando que a parceria exemplar dos dois desembargadores é um modelo a ser seguido. Mencionou a importância da representatividade feminina na administração do Tribunal. Para ela, assumir a nova função será “fácil, porque a equipe é maravilhosa, os servidores são competentes e engajados, com pleno domínio do trabalho. E difícil, porque um gestor não pode se acomodar, deve sempre se antecipar e conhecer todo o trabalho”. Também comentou da dificuldade de suceder Riesgo, um gestor que “estabeleceu um alto padrão de qualidade”.

O novo diretor-geral agradeceu as palavras proferidas pelo desembargador Dall’Agnol e cumprimentou todos os presentes. Demonstrou gratidão ao presidente e à vice-presidente pela indicação, salientando que o convite em conjunto “demonstra a grande parceria da atual gestão”. Ele, elogiou a qualidade técnica dos servidores da CRE, onde atuou na maior parte de sua carreira. Lembrou dos momentos passados ao longo dos 30 anos de TRE, como a reativação da Revista do TRE-RS em 1996 e a elaboração do Manual de Procedimentos Cartorários e Consolidação Judicial Normativa Eleitoral. Afirmou que sempre foi movido por desafios, e que sempre buscou proporcionar o que estava a seu alcance, visando à melhoria das condições de trabalho. Mencionou que muitos desafios serão enfrentados, mas “se temos expertise em eleições, podemos tirar de letra as eventuais dificuldades”. Citou projetos que serão implantados futuramente, como a aquisição de gerador de luz e reformas das dependências da Casa. Por fim, ratificou o agradecimento pela oportunidade que lhe foi oferecida.


Josemar dos Santos Riesgo é graduado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria em 1984. Durante o período estudantil, foi um dos fundadores e secretário-geral do Diretório Livre de Direito. Foi diretor comercial e presidente da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. Também representante do segmento de consumo das cooperativas gaúchas, na Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), tanto no conselho deliberativo, como, também, no Conselho de Ética e Conselho Fiscal. Atuou como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Maria, como representante da União das Associações Comunitárias de Santa Maria, na qualidade de diretor-geral.

Ingressou no TRE-RS em 1º de agosto de 1988, sendo lotado na Subsecretaria do Cadastro Geral de Eleitores. Trabalhou na Seção de Legislação e Jurisprudência e, posteriormente, assumiu a chefia do Gabinete da Diretoria da Secretaria de Coordenação Eleitoral. Atuou como assessor jurídico e diretor da Secretaria de Coordenação Eleitoral, até a extinção do cargo. Ao ser criado o cargo de Assessoria Especial, foi o primeiro servidor a ser nomeado. Em seguida, foi designado assessor-chefe da Assessoria da Corregedoria Regional Eleitoral, posteriormente transformada em Secretaria da CRE. Dos 30 anos de TRE-RS, permaneceu 22 anos na Corregedoria, onde estava antes de assumir a Diretoria-Geral.

 + Galeria de fotos

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Raquel Oliveira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido