EJERS leva projeto Lideranças do Futuro para mais uma escola da capital

Alunos do Colégio João XXIII usaram urna eletrônica em votação para representantes de turma

Turma de alunos do colégio João XXIII

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul esteve no Colégio João XXIII, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (08), para realizar mais uma ação do projeto Lideranças do Futuro. A primeira ocorreu em 18 de junho no Colégio Anchieta, também na Capital. Os servidores da Justiça Eleitoral conversaram sobre democracia, representatividade e cidadania com os alunos de quatro turmas de 5º ano e levaram urnas eletrônicas para a realização das eleições dos representantes de classe.

No início da manhã, o chefe da Seção de Programas Institucionais do TRE-RS, Alexandre Basílio Coura, foi recebido com animação por alunos cheios de curiosidade sobre eleições. O servidor explicou a diferença entre maioria simples e absoluta, destacando a importância do representante ser escolhido por uma maioria absoluta. Também esclareceu o que são o voto nulo e o voto em branco, mostrando o impacto que causam na representatividade. Ele apresentou, ainda, como funciona o processo de votação, iniciando os alunos no que fariam na sequência. Durante a conversa, Basílio lançou uma série de perguntas aos estudantes, que se engajaram em acertar a resposta para ganhar de presente uma urna de papel em miniatura.

“O que eu mais gostei foi aprender melhor sobre como votar, como a urna eletrônica funciona e qual a diferença que o nosso voto faz”, destacou o aluno João Manoel Pinheiro Rocha. A chapa da qual ele faz parte concorrerá no segundo turno da eleição do Colégio, que ocorre em 19 de agosto. Neste mesmo dia, será realizada a diplomação dos eleitos. Cada turma elegerá uma chapa, formada por dois alunos. Como ressaltou a orientadora educacional do 4º e do 5º ano, Rosa Leal Berrutti, as professoras trabalharam previamente questões da cidadania com os alunos, que montaram propostas e entenderam que poderia ocorrer uma eleição em dois turnos. “Se a maioria escolhe, a maioria está junto e pode ajudar os seus colegas. Se a maioria não está, se estão dispersos, vai ser mais difícil fazer a representação”, pontuou Rosa.

Com as dúvidas esclarecidas sobre o processo eleitoral, as turmas se dirigiram para a sala em que estavam as urnas. No local, os servidores da EJERS Tenísia Cruz Klein e Dione Santos de Almeida e os chefes de cartório Paulo Henrique Konzen e Avelina Fatima Madruga Lautert simularam a estrutura de um local de votação, com cabines montadas. Animados, os alunos votaram e ficaram na expectativa pelos resultados. “Este trabalho é de extrema importância inclusive para a Justiça Eleitoral porque nós estamos trabalhando a próxima geração de eleitores e é este o momento de fazer a diferença na vida deles”, defendeu Basílio. O resultado das votações gerou euforia entre os alunos: três das quatro turmas terão um segundo turno.

O projeto Lideranças do Futuro busca atender diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a orientação contida em seu Plano Estratégico de fomentar a aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade e a promoção da cidadania. Fundamentada noprograma Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE-TSE), a EJERS se propõe a estimular a participação dos jovens no processo eleitoral e a promover o interesse pela atividade política, com o objetivo de formar, além de eleitores, futuras lideranças.

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Texto: Isadora Garcia
Imagem: Isadora Garcia
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

 

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