EJERS leva projeto Lideranças do Futuro para mais uma escola da capital
Alunos do Colégio João XXIII usaram urna eletrônica em votação para representantes de turma
A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul esteve no Colégio João XXIII, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (08), para realizar mais uma ação do projeto Lideranças do Futuro. A primeira ocorreu em 18 de junho no Colégio Anchieta, também na Capital. Os servidores da Justiça Eleitoral conversaram sobre democracia, representatividade e cidadania com os alunos de quatro turmas de 5º ano e levaram urnas eletrônicas para a realização das eleições dos representantes de classe.
No início da manhã, o chefe da Seção de Programas Institucionais do TRE-RS, Alexandre Basílio Coura, foi recebido com animação por alunos cheios de curiosidade sobre eleições. O servidor explicou a diferença entre maioria simples e absoluta, destacando a importância do representante ser escolhido por uma maioria absoluta. Também esclareceu o que são o voto nulo e o voto em branco, mostrando o impacto que causam na representatividade. Ele apresentou, ainda, como funciona o processo de votação, iniciando os alunos no que fariam na sequência. Durante a conversa, Basílio lançou uma série de perguntas aos estudantes, que se engajaram em acertar a resposta para ganhar de presente uma urna de papel em miniatura.
“O que eu mais gostei foi aprender melhor sobre como votar, como a urna eletrônica funciona e qual a diferença que o nosso voto faz”, destacou o aluno João Manoel Pinheiro Rocha. A chapa da qual ele faz parte concorrerá no segundo turno da eleição do Colégio, que ocorre em 19 de agosto. Neste mesmo dia, será realizada a diplomação dos eleitos. Cada turma elegerá uma chapa, formada por dois alunos. Como ressaltou a orientadora educacional do 4º e do 5º ano, Rosa Leal Berrutti, as professoras trabalharam previamente questões da cidadania com os alunos, que montaram propostas e entenderam que poderia ocorrer uma eleição em dois turnos. “Se a maioria escolhe, a maioria está junto e pode ajudar os seus colegas. Se a maioria não está, se estão dispersos, vai ser mais difícil fazer a representação”, pontuou Rosa.
Com as dúvidas esclarecidas sobre o processo eleitoral, as turmas se dirigiram para a sala em que estavam as urnas. No local, os servidores da EJERS Tenísia Cruz Klein e Dione Santos de Almeida e os chefes de cartório Paulo Henrique Konzen e Avelina Fatima Madruga Lautert simularam a estrutura de um local de votação, com cabines montadas. Animados, os alunos votaram e ficaram na expectativa pelos resultados. “Este trabalho é de extrema importância inclusive para a Justiça Eleitoral porque nós estamos trabalhando a próxima geração de eleitores e é este o momento de fazer a diferença na vida deles”, defendeu Basílio. O resultado das votações gerou euforia entre os alunos: três das quatro turmas terão um segundo turno.
O projeto Lideranças do Futuro busca atender diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a orientação contida em seu Plano Estratégico de fomentar a aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade e a promoção da cidadania. Fundamentada noprograma Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE-TSE), a EJERS se propõe a estimular a participação dos jovens no processo eleitoral e a promover o interesse pela atividade política, com o objetivo de formar, além de eleitores, futuras lideranças.
Texto: Isadora Garcia
Imagem: Isadora Garcia
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS