Ciclo de palestras sobre saúde e bem-estar inicia hoje no Tribunal

A programação engloba temas como aposentadoria, empreendedorismo e envelhecimento para serem debatidos no Plenário da Instituição

TRE-RS CICLO DE PALESTRAS PPA 1 DIA

Iniciou nesta quarta-feira (14), a programação do Ciclo de Palestras do 2º Turno. O evento, promovido pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TRE-RS (PQVT) aconteceu no plenário da instituição. A atividade tem como finalidade propiciar ao público reflexões sobre temas referentes a qualidade de vida e bem-estar. Neste primeiro dia, a programação contou com os seminários “Segredo para o Envelhecimento Saudável”, realizado pelo professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Emilio Moriguchi e “Desafios do Empreendedorismo”, conduzido pelo fundador do projeto Feitosa Gourmet: Start Up, Fabricio Goulart.

A abertura e mediação do evento foi feita pela servidora, Flávia Laitano, que introduziu o primeiro painel e explicou que as palestras foram idealizadas por meio de pesquisas respondidas por participantes do Programa de Preparação para Aposentadoria do tribunal. Em seguida, Moriguchi iniciou sua explanação apresentando estudos a respeito do aumento das expectativas de vida da população mundial e sobre o crescimento da procura de pessoas idosas por atendimentos médicos. O palestrante afirmou que a qualidade da longevidade está diretamente relacionada a práticas de um estilo de vida saudável e ressaltou a importância do desenvolvimento destes hábitos desde a infância.

O médico mostrou dados estatísticos de localidades com taxas elevadas de expectativa e qualidade de vida e enfatizou a importância da atividade física, da interação social e do cuidado com a alimentação para o aumento do bem-estar e da saúde durante o envelhecimento. Segundo Moriguchi, a prática da meditação, a atenção para questões atreladas a espiritualidade e a busca pelo desenvolvimento de uma filosofia de vida, que traga motivações diárias para a realização de atividades, também são fatores importantes para o aumento da longevidade. O estabelecimento de tempo para lazer com familiares e amigos, a prática de exercícios físicos com frequência e o consumo de alimentos saudáveis foram algumas das principais orientações trazidas pelo painelista.

Na sequência, ocorreu o seminário “Desafios do Empreendedorismo”. Ao iniciar o painel, o fundador do projeto Feitosa Gourmet: Start Up, Fabricio Goulart, afirmou que o processo de empreender é um exercício de aceitar erros, unir aprendizados e buscar inovar a partir de tarefas realizadas diariamente. Para ele, a inovação está relacionada com a procura por desenvolver as demandas profissionais com maestria e aprimorar os seus conhecimentos para criar diferentes possibilidades.

Goulart compartilhou sua trajetória profissional e explicou como o seu interesse pela gastronomia possibilitou com que ele buscasse uma nova profissão e criasse uma empresa, que busca a sustentabilidade a partir da produção de produtos a base de bananas. O palestrante destacou que o empreendedorismo é uma prática que exige disciplina e que a partir de responsabilidades individuais é possível buscar soluções coletivas. O painelista encerrou a palestra incentivando o público a refletir sobre maneiras de empreender a partir das atividades realizadas durante a rotina.

+ Galeria de fotos

Texto: Diandra Tavares
Imagem: Carolina Pastl
Revisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido