EJERS promove seminário no encerramento do ano letivo

Membros do conselho editorial da Revista do TRE-RS analisaram as eleições de 2018

TRE-RS: seminario encerramento ano letivo ejers

Nesta sexta-feira (7), a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoveu o Seminário “Eleições em Revista”, no plenário do TRE-RS. O evento, que iniciou às 15h, contou com a presença do professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS, André Marenco, e da professora doutora em Ciência Política pela Katholische Universität Eichstätt Ingolstadt (Alemanha), Silvana Krause, como debatedores, e do jornalista, comentarista da Rádio Gaúcha e promotor de Justiça aposentado, Cláudio Brito, como mediador.

A vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, abriu o seminário lembrando que o ano de 2018 foi marcado por intenso trabalho da Justiça Eleitoral. Para ela, novos paradigmas surgiram no cenário eleitoral com a alteração do comportamento do eleitor e a atuação da internet como protagonista de um processo de ruptura.

A desembargadora também ressaltou que o evento marca o final do ano letivo da EJERS. Várias ações foram desenvolvidas com o foco na promoção da cidadania ao longo de 2018.

Krause apresentou um panorama da conjuntura política internacional. Fez uma ampla análise geopolítica. Afirmou que o desenvolvimento da democracia está ameaçado por uma “raiz de liberalismo”, o qual se vislumbram “correntes ideológicas de direita e de esquerda”.

Em relação ao Brasil, a professora afirmou que a polarização constatada nas últimas eleições iniciou em 2013, quando diversos protestos se espalharam por todo o país, reivindicando diferentes pautas. Em 2014, ocorreu um esgotamento do sistema político, o que em 2018 foi aprofundado, segundo ela.

Em sua exposição, Marenco apresentou uma análise sobre as reformas eleitorais. Afirmou que as coligações eleitorais como são calculadas funcionam como elementos de distorção da vontade do eleitor. Também afirmou que o melhor sistema eleitoral nem sempre produzirá os mesmos efeitos em países diferentes. Como exemplo, citou o Brasil e a Finlândia.

Ao final, os palestrantes responderam as perguntas feitas pela plateia, composta por servidores do TRE-RS. Foram levantados temas como o financiamento partidário e o Horário Eleitoral Gratuito (HEG). Sobre este assunto, ao serem peguntados se o HEG ainda exerce influência na escolha do eleitor diante do advento das redes sociais, ambos concordaram que ainda é cedo para analisar o impacto.

+ Galeria de fotos do evento

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giulia Cassol
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido