73º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais ocorre em Brasília

Evento reuniu representantes da Justiça Eleitoral de todo o país

foto do evento realizado no DF
Cleber Moreira, desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, desembargadora Marilene Bonzanini e Antônio Augusto Portinho da Cunha

O presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Dall’Agnol, participou do 73º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), nesta segunda-feira (6). O evento, organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), foi sediado no Salão Nobre do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Também representaram a Justiça Eleitoral Gaúcha no encontro, a vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o diretor-geral da instituição, Antônio Augusto Portinho, e o assessor de comunicação social, Cleber Moreira.

O COPTREL tem como objetivo reunir presidentes dos TREs de todos os estados brasileiros para propiciar o debate acerca de projetos implementados durante o exercício das suas magistraturas. O encontro também prevê programações paralelas com palestras e reuniões voltadas aos diretores-gerais e assessores de comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O evento iniciou com a recepção da presidente do TRE-DF, a desembargadora eleitoral, Carmelita Brasil. Em seguida, o presidente do TRE-MT e do COPTREL, desembargador Márcio Vidal, destacando a importância da atuação da Justiça Eleitoral no período que se aproxima do pleito.

Durante a programação, os presidentes dos TREs trataram a respeito de temas como fake news, calendário eleitoral, atendimento virtual ao eleitor, serviço de dados públicos, logística das eleições, papel da Comunicação no Processo Eleitoral de 2018, cenário orçamentário da Justiça eleitoral e terceirização no setor público.

Diversas autoridades do poder judiciário estiveram presentes, dentre elas: o Ministro do  o Ministro do STF Edson Fachin, a Presidente do STJ, Laurita Vaz, o Vice-presidente do STJ, Humberto Martins, os Ministros do TSE Admar Gonzaga e Ilmar Galvão, bem como o Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira.

O Ministro do TSE Tarcísio Vieira apresentou a palestra "Eleições 2018: novos e velhos desafios", a qual foram tratados assuntos como: neo-eleitoralismo, permeabilidade da Justiça Eleitoral a fatores externos, crowdfuding eleitoral, lacunas na legislação, desencantamento dos jovens em relação à política, fake news e princípio da paridade de armas relacionado às pré-candidaturas.

O encerramento do evento foi marcado por uma homenagem ao presidente do TSE, ministro Luiz Fux, que é o Presidente de Honra do COPTREL. Ele foi presenteado com a Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto. No discurso de agradecimento, o ministro Fux falou sobre a importância dos presidentes dos TREs na viabilização de projetos, além da importância da Escola Judiciária. Também Reforçou o papel da justiça itinerante, além de projetos como “Políticos do Futuro” e do acesso à justiça eleitoral às pessoas com deficiência.


+ Confira a galeria de fotos do TSE 

Texto: Diandra Tavares
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido