Desembargador André Villarinho comanda primeira sessão como presidente do TRE-RS
Sessão plenária foi realizada nesta segunda (1º)

O novo presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, comandou a primeira sessão de julgamentos à frente da Justiça Eleitoral gaúcha, na tarde desta segunda-feira (1º).
O magistrado tomou posse como presidente do TRE-RS no último dia 22 de maio.
Natural de Porto Alegre, Villarinho graduou-se na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em dezembro de 1977. Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) em dezembro de 1978, onde atuou nas Comarcas de Tapera, Tapes, Guaporé, Livramento, Lajeado, Canoas e Porto Alegre. Na capital, foi promovido a procurador de Justiça. Exerceu a direção da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em duas oportunidades e integrou o Conselho Superior de Polícia como representante do MP-RS. Exerceu cargos na Administração Superior do Ministério Público. Nomeado desembargador em julho de 2000, atuou nas 18ª e 7ª Câmaras Cíveis do TJRS, sendo eleito 3º vice-presidente do TJRS para o biênio 2012/2013. Retornando à jurisdição em 2014, atuou na 7ª Câmara Criminal e, atualmente, é presidente da 13ª Câmara Cível e do 7º Grupo Cível. Integra o Órgão Especial do TJRS, biênio 2018/19. Desde 11 de junho de 2018, ocupou o cargo de juiz substituto do TRE-RS, na classe dos desembargadores. No biênio 2019/20, exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral.
Na mesma sessão, o vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, atuou pela primeira vez como integrante efetivo da Corte.
Texto: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS