Projeto-piloto Centro de Justiça é lançado em Santa Vitória do Palmar
Iniciativa busca integrar instituições do Sistema de Justiça e facilitar o acesso da população aos serviços jurídicos

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Mario Crespo Brum, prestigiou, na manhã desta sexta-feira (19), o lançamento do projeto-piloto Centro de Justiça, em Santa Vitória do Palmar.
Promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a cerimônia contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso; do governador do Estado, Eduardo Leite; do presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto; do presidente do TRT da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Martins Costa; da juíza federal Ingrid Sliwka, representando o TRF4; da vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Maria de Lourdes Braccini; do defensor público-geral, Nilton Leonel Arnecke Maria; e do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.
Durante a cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso expressou satisfação por participar de um momento especial para o Judiciário, destacando a presença dos três Poderes e a importância da política feita com integridade. Ele defendeu que a legitimidade da magistratura decorre da competência técnica, imparcialidade e compromisso com a paz social.
O presidente do TRE-RS, desembargador Mario Crespo Brum, considerou a inauguração do Centro Integrado de Justiça um marco na modernização do Judiciário e na sua aproximação com a sociedade. Ele afirmou que o espaço simboliza a união das instituições em torno de um serviço mais eficiente, ágil e transparente. Ao reafirmar a missão permanente da Justiça Eleitoral, ressaltou que sua atuação vai além do período eleitoral, buscando oferecer serviços de excelência e fortalecer a democracia.
A iniciativa tem como objetivo otimizar a utilização dos prédios do Judiciário, promover a atuação conjunta com outras instituições do Sistema de Justiça e ampliar o acesso da população aos serviços judiciais, ao concentrar, em um único local, os atendimentos de diferentes órgãos.
O projeto prevê a cessão remunerada de espaços internos nos fóruns para instituições parceiras, como o Ministério Público, as Defensorias Públicas, a Justiça Federal e os Tribunais Regionais.
Texto: Renata Simmi
Imagem: Eduardo Nichele/ TJRS
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira