Diretora da EJERS recebe formação para atuar em ações de cidadania

Capacitação ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília

Diretora da EJERS recebe formação para atuar em ações de cidadania

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o servidor da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Jônatas da Costa, participaram, nos dias 9 e 10 de setembro, da segunda etapa da Formação de Formadores em Cidadania (FOFO Cidadania), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

O FOFO Cidadania tem por objetivo capacitar o público interno para o planejamento e o desenvolvimento de ações institucionais de responsabilidade social e/ou projetos de educação para a cidadania política no âmbito da Justiça Eleitoral (JE).

A primeira etapa do curso aconteceu de forma remota, com aulas síncronas, de 12 a 26 de agosto. A Etapa 2, ocorrida no TSE, consistiu em uma oficina presencial com o tema “prática, práxis e vivências pedagógicas”, na qual os discentes puderam conhecer e experimentar metodologias ativas e técnicas didáticas e lúdicas para serem aplicadas nas ações de cidadania que a JE promove junto à sociedade, sobretudo com estudantes.

“Considero o curso muito inovador, um aprendizado amplo, com técnicas novas para o envolvimento e aproximação daqueles a quem nós estamos destinando os nossos projetos”, afirmou a diretora da EJERS. “Nós recebemos aqui ensinamentos a respeito de como multiplicar o conhecimento sobre a atuação da Justiça Eleitoral – com informações e orientações adequadas e corretas para o bom andamento do processo eleitoral – de forma a manter aqueles a quem nos dirigimos extremamente atentos e fazer com que eles também pesquisem, divulguem e apliquem esse saber”, acrescentou a desembargadora.

Participam do FOFO Cidadania magistrados e servidores de TREs que atuam no planejamento e no desenvolvimento desse tipo de ação.

As duas primeiras etapas são voltadas ao desenvolvimento da expertise docente e ao planejamento e organização das ações de cidadania em face do contexto da Justiça Eleitoral, ao passo que a terceira e última – que será assíncrona no período de 3 a 30 de novembro – culminará na disponibilização de referenciais teóricos e práticos mínimos para o fomento de iniciativas baseadas na memória eleitoral e nos quatro eixos das Diretrizes Nacionais para Ações de Cidadania.

1/ Galeria de imagens

Texto: Jônatas da Costa (EJERS)
Imagens: Secom/TSE
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido