TRE-RS adota tecnologia com inteligência artificial para audiências de 1º grau
Novo recurso está em funcionamento na sala de audiências do prédio-sede, em Porto Alegre

Desde o início de outubro, audiências de primeiro grau da Justiça Eleitoral gaúcha podem ser realizadas, de forma remota ou semipresencial, com o apoio de um sistema de videoconferência baseado em inteligência artificial.
O novo recurso está em funcionamento na sala de audiências do prédio-sede do TRE-RS, em Porto Alegre. O equipamento instalado no local realiza gravações em áudio e vídeo com captação em 360 graus, dividindo as cenas em quadros e transmitindo-as em tempo real. Após a audiência, o conteúdo é armazenado na nuvem e pode ser acessado pelas partes interessadas por meio do sistema PJe.
A definição do formato da audiência cabe ao juiz responsável pelo caso. Desde a implementação do sistema, três audiências já foram realizadas utilizando a nova tecnologia.
A iniciativa contou com a participação de setores da Secretaria de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Administração e dos chefes de cartório da capital, em especial: Elizabeth Fernanda Bez (1ª ZE), André Ramos Filho (113ª ZE) e Michelle D’Agostini (160ª ZE).
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: 1ª Zona Eleitoral
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

