Projeto Vereador Mirim é finalista do Prêmio Justiça Eleitoral
A iniciativa concorre na categoria Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral, sendo a única ação gaúcha na disputa

Na última sexta (24), o TSE anunciou os 21 finalistas do Prêmio Justiça Eleitoral. Entre eles, está o Projeto Vereador Mirim realizado pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo em parceria com o Programa Lideranças do Futuro da EJERS, concorrendo na categoria Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral.
A ação, realizada entre abril e julho deste ano, reuniu 505 estudantes do ensino fundamental e médio, sendo 35 para a capacitação do exercício da função de mesário. Além destes, mais de 1200 alunos tiveram a oportunidade de votar em 61 candidatos, dos quais 14 foram eleitos como vereadores mirins e 7 como suplentes. Para isso, foram disponibilizadas 12 urnas eletrônicas pelas zonas eleitorais de Novo Hamburgo.
As instruções e simulações realizadas no projeto tem como objetivo despertar e aproximar o olhar dos jovens para o processo eleitoral, além de instruir sobre o funcionamento e organização da Justiça Eleitoral, promover a educação para a cidadania e fortalecer os valores democráticos. As atividades presenciais contaram com o apoio de mais de 20 servidores do TRE-RS e da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.
Prêmio Justiça Eleitoral
O propósito do Prêmio Justiça Eleitoral é reconhecer o desempenho de magistrados, servidores, colaboradores e cidadãos que desenvolvem projetos e ações inovadoras, inclusivas e eficientes voltadas ao aprimoramento do processo eleitoral, à garantia do voto e ao fortalecimento da democracia.
Na primeira edição, 327 projetos foram inscritos nas sete categorias do prêmio, sendo o Projeto Vereador Mirim de Novo Hamburgo o único a representar o Rio Grande do Sul entre os 21 finalistas selecionados.
A premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro, na sede do TSE em Brasília.
Texto: Eduarda Souza (estagiária de jornalismo)
Foto: Daniele Souza/CMNH
Revisão: Renata Simmi
Coordenação: Cleber Moreira

