TRE-RS é premiado com Selo Boas Práticas por três projetos
Evento é promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral

Três projetos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) foram reconhecidos no Selo Boas Práticas, promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), em Brasília.
A cerimônia, realizada na sexta-feira (7), premiou 60 iniciativas desenvolvidas por cartórios e corregedorias de zonas eleitorais vinculadas a 19 tribunais regionais eleitorais (TREs) de todo o país. O objetivo do evento é fortalecer a gestão do conhecimento nas corregedorias regionais eleitorais e incentivar a disseminação de projetos inovadores voltados à melhoria da gestão e da prestação jurisdicional.
Pelo TRE-RS, os projetos “Grupo de Apoio Remoto às Zonas Eleitorais – Eleições 2024”, “Eficiência na Apresentação das Contas Eleitorais” e “Prêmio Mérito Cartorário TRE-RS” foram os destaques premiados. Durante a programação, o coordenador de Fiscalização e Apoio às Zonas Eleitorais, Carlos Bauer Sica Diniz, apresentou a iniciativa do Grupo de Apoio Remoto às Zonas Eleitorais aos participantes do evento.
Também representaram o TRE-RS no evento: a vice-presidente e corregedora, Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez, e a chefe de cartório da 76ª Zona Eleitoral (Novo Hamburgo), Ângela Hartmann Menezes.
Conheça as iniciativas premiadas
Prêmio Mérito Cartorário TRE-RS
Premiação destinada às zonas eleitorais do estado que se destacaram nas atividades jurisdicionais e administrativas, com base em critérios de produtividade e presteza. Realizada em outubro de 2023, a iniciativa teve como principal benefício o reconhecimento do trabalho das juízas, juízes, servidoras, servidores e das 20 zonas eleitorais premiadas.
Eficiência na Apresentação das Contas Eleitorais
Criada em junho de 2024, a ação consiste na formação de um grupo no WhatsApp com os responsáveis partidários, a fim de compartilhar informações essenciais sobre o processo eleitoral. O objetivo é facilitar o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, bem como de candidatos e partidos, especialmente nos temas de registro de candidatura e prestação de contas. A iniciativa foi desenvolvida pela 76ª Zona Eleitoral de Novo Hamburgo (RS).
Grupo de Apoio Remoto às Zonas Eleitorais – Eleições 2024
Formado por servidoras e servidores do Tribunal, o grupo tem como propósito prestar apoio remoto nos processos de registro de candidatura, propaganda eleitoral e prestação de contas em tramitação nas zonas eleitorais que necessitem de suporte. A ação busca oferecer auxílio técnico e operacional em situações de quadro reduzido de pessoal, complexidade na análise de contas ou excesso de processos distribuídos. A iniciativa foi implementada em maio de 2024.
Texto: Renata Simmi
Foto: TSE
Coordenação: Cleber Moreira

