Apenas os novos benefícios do INSS exigirão Cadastramento Biométrico
A partir de 21 de novembro o Instituto pedirá o registro das digitais para quem for solicitar NOVAS concessões de BPC/Loas

As pessoas que já possuem os auxílios não precisam se preocupar neste momento. Futuramente, governo vai exigir biometria também para manutenção e renovação de outros benefícios, mas isso ainda não tem uma data definida
Em julho/2025, foi assinado um decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. Os beneficiários dos programas sociais que ainda não possuem o registro biométrico, devem aguardar a divulgação do cronograma e das diretrizes do serviço.
O decreto estipulou um prazo de 120 dias após a publicação do decreto — datado de 23 de julho de 2025 — para que a obrigatoriedade entre em vigor. E esse prazo vence em 21 de novembro. A data, no entanto, é apenas uma referência para NOVAS concessões de BPC/Loas — pagos pelo INSS.
Desta forma, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS, incentiva os eleitores que ainda não possuem sua biometria (impressões digitais) registradas na Justiça Eleitoral, a comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade, mesmo após o mês de novembro.
Texto: Jefferson Wilson
Foto: TSE
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

