Justiça Eleitoral realiza atendimentos no Quilombo Manoel Barbosa
A iniciativa integra o projeto Justiça Eleitoral Presente, que leva serviços eleitorais às comunidades do Rio Grande do Sul

No último sábado (1º/11), o projeto Justiça Eleitoral Presente (JEP) realizou atendimentos na Comunidade Quilombola Manoel Barbosa, em Gravataí, localizada no bairro Barro Vermelho, Parada 107, garantindo o acesso facilitado a serviços eleitorais.
Participaram da atividade a chefe do cartório da 173ª Zona Eleitoral, Márcia Veronique da Rocha Lahude, e os servidores Éden Paula de Paula e José Carlos Gomes da Silva, da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Porto Alegre, além de Rosane Maria Lima Mendes, da CAE de Gravataí.
Paralelamente aos serviços eleitorais, foram oferecidos outros atendimentos públicos em parceria com diversas instituições: Receita Federal do Brasil, Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Gravataí.
A ação integrou o mutirão estadual de documentação básica para povos e comunidades tradicionais, iniciativa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com órgãos estaduais e federais, incluindo o TRE-RS. O programa tem como objetivo garantir o acesso gratuito a documentos essenciais, como título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e carteira de trabalho, fortalecendo o exercício pleno da cidadania.
O Projeto Justiça Eleitoral Presente reforça o compromisso da Justiça Eleitoral gaúcha em aproximar seus serviços da população e promover a inclusão e a participação democrática, especialmente em comunidades com maior dificuldade de acesso.
Texto: João Vítor Debiasi
Imagem: TRE-RS
Revisão: Renata Simmi
Coordenação: Cleber Moreira

