Eleitos no pleito municipal de Porto Alegre são diplomados
Os diplomas foram entregues ao prefeito, à vice-prefeita, aos vereadores e às vereadoras
Nesta quinta-feira (19), foi realizada a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais de Porto Alegre, em 2024. Receberam os diplomas: o prefeito, a vice-prefeita, os vereadores e as vereadoras. O ato solene, que aconteceu no auditório do Ministério Publico do Rio Grande do Sul, contou com a presença de integrantes do pleno do TRE-RS, autoridades dos três poderes do estado, membros do Ministério Público e da defensoria, representantes da imprensa e de partidos políticos, além de familiares dos diplomados.
A mesa de honra foi composta: pelo presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; pela juíza da 158ª Zona Eleitoral, Maria Cláudia Mércio Cachapuz, coordenadora da diplomação em Porto Alegre; pelo representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Capitão Martim; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto; pelo representante do procurador-geral de Justiça, coordenador do gabinete de assessoramento eleitoral, Rodrigo López Zílio; pelo defensor público-geral do estado do Rio Grande do Sul, Nilton Leonel Arnecke; pelo vice-presidente e corregedor do TRE-RS, Mario Crespo Brum. pelo procurador regional eleitoral, Cláudio Dutra Fontella; pela promotora eleitoral substituta, Jaqueline Marques Luz; e pela diretora-geral do TRE-RS, Ana Gabriela Veiga.
Primeiramente, foi exibido um vídeo institucional do TRE-RS, produzido pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) da instituição eleitoral.
Na sequência, após a execução do hino nacional, a juíza da 158ª Zona Eleitoral, Maria Cláudia Mércio Cachapuz, fez a abertura da solenidade. Em nome da Justiça Eleitoral de Porto Alegre deu boas-vindas a todos os presentes. Afirmou que a cerimônia de diplomação representa um ato democrático por significar o voto dos cidadãos em seus representantes. Reforçou que os eleitos farão valer a vontade coletiva na escolha das políticas públicas.
Em seguida, foi passada a palavra, ao presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, que registrou a satisfação em receber todos os eleitos. Destacou que eles terão a responsabilidade de “bem desempenhar o mandato outorgado pela vontade popular”. Reforçou a importância do TRE-RS ser um exemplo de instituição que transmite credibilidade e possibilita tratamento isonômico a candidatos e partidos políticos. Celebrou o fato de, apesar da catástrofe climática, as eleições deste ano registraram um baixo número de ocorrências policiais e poucas urnas eleitorais foram substituídas. Também salientou a agilidade com que os resultados da totalização dos votos foram divulgados.
A entrega dos diplomas foi realizada, primeiramente, às vereadoras e aos vereadores, respeitando a ordem alfabética por partido/federação e nome.
A juíza da 158ª Zona Eleitoral, Maria Cláudia Mércio Cachapuz entregou o diploma de vice-prefeita à Betina Worm; e Sebastião Melo recebeu o diploma de prefeito, da mãos do presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Limas Moraes.
Encerrada a entrega de todos os diplomas, o prefeito Sebastião Melo fez seu discurso. Agradeceu a confiança depositada. Garantiu que ele e a vice-prefeita irão “trabalhar muito para fazer uma cidade muito melhor”. Reforçou que a diplomação é um momento de coroamento da democracia, que finaliza o processo eleitoral. Elogiou o TRE-RS pela competência, pela isenção e pelo equilíbrio. Defendeu a necessidade de conviver com as diferenças e saudou a pluralidade. Por fim, declamou: “viva a democracia, viva a liberdade, viva o respeito, viva Porto Alegre, a cidade da nossa vida”.
A execução do hino rio-grandense finalizou a solenidade.
A cerimônia foi transmitida, ao vivo, pelo Canal do TRE-RS, no Youtube.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giovana Ramisch
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube