TRE-RS presente na abertura do 3º Enam em Porto Alegre
Solenidade aconteceu no TJ-RS

Na manhã desta quarta-feira (10) ocorreu a solenidade de abertura do 3º Enam (Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário), na sede do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS).
Na ocasião, o presidente do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS), Desembargador Francisco José Moesch, esteve presente, juntamente as (os) presidentes dos demais quatro Tribunais sediados na capital: TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS), TRT4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e TJM (Tribunal de Justiça Militar do RS).
Em breve manifestação, o Presidente do Tribunal Eleitoral destacou, dentre outros aspectos, que "o tema deste Encontro, "Estruturando a Memória", ao mesmo tempo em que oferece reflexões sobre o registro, a preservação e a disseminação da história de nossos Tribunais, procura apontar necessidades e caminhos práticos para esses misteres. Há um longo caminho a ser percorrido na tarefa de salvaguarda de nossa memória e juntos, certamente, trilharemos melhor o trajeto da busca de soluções adequadas para essa fundamental tarefa. O sucesso deste Encontro certamente apontará para isto".
Também prestigiaram a cerimônia, a Vice-presidente e Corregedora do TRE-RS, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak e o Curador do Memorial da Justiça Eleitoral, Ministro Teori Albino Zavaski, doutor Gerson Fischmann, que também foi membro do Pleno do TRE-RS.
As mudanças e o comportamento da sociedade estão contados nos arquivos do Judiciário gaúcho e continuam estampados nas telas dos processos eletrônicos diariamente. Para promover a divulgação e a preservação deste acervo histórico, acontece em Porto Alegre de hoje até 12 de maio, o 3º Enam.
O encontro é uma excelente oportunidade para compartilhar saberes, ampliar conhecimentos e valorizar a história da justiça brasileira e o seu papel na evolução da sociedade. Magistrados, servidores e especialistas na área de gestão de memória discutirão os desafios de manter viva a história do Judiciário, que reflete diretamente a trajetória da sociedade como um todo.
O evento é realizado pelos cinco tribunais com sede na capital gaúcha: TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Tribunal de Justiça Militar (TJM), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A solenidade de encerramento contará com a presença da ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.
As atividades também serão transmitidas ao vivo pelo canal do Memorial da Justiça do Trabalho no Youtube.
Redação: Roberto Carlos Raymundo
Edição de imagem do TJ-RS: Marianna Kuhn e Silva (Estagiária de Jornalismo)
Revisão: Suziley Canto
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube