Magistrado toma posse como integrante efetivo da Corte do TRE-RS

Oyama Assis Brasil de Moraes tomou posse como desembargador eleitoral efetivo durante a sessão de julgamento desta terça-feira

TRE-RS-DESEMBARGADOR-ELEITORAL-OYAMA-ASSIS-BRASIL-MORAES

Na sessão da Corte desta terça-feira (20), o magistrado Oyama Assis Brasil de Moraes tomou posse como desembargador eleitoral efetivo do TRE-RS, na classe dos juízes de direito. Moraes, que já fazia parte da Corte como membro substituto, assumirá a vaga deixada pelo desembargador eleitoral Gustavo Diefenthäler.

A saudação de boas-vindas coube ao desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que enalteceu a brilhante carreira do novo membro efetivo da Corte. Afirmou que o magistrado já passou por várias comarcas do Rio Grande do Sul, sendo conhecedor de realidades bem distintas, e tem demonstrado durante a vida funcional as altas virtudes exigidas para a função de juiz. Por fim, salientou o fato do empossando carregar o sobrenome Assis Brasil, afirmando ser este praticamente o "pai fundador da Justiça Eleitoral brasileira".

Em sua manifestação, o desembargador eleitoral Oyama Assis Brasil de Moraes agradeceu a habitual fidalguia do desembargador Thompson Flores e disse sentir-se orgulhoso em ser escolhido para integrar o Pleno do TRE-RS, fato que demonstra o reconhecimento pelo exercício de 28 anos na carreira da magistratura e de 10 anos na advocacia. Em seguida, o magistrado destacou a importância decisiva do apoio, suporte e incentivo de sua família. Ao par da honra em integrar a Corte, finalizou dizendo que pretende contribuir, com o apoio dos demais magistrados e servidores, para que o TRE-RS continue no patamar de excelência em que se encontra.

A solenidade ocorreu por meio de videoconferência e pode ser assistida no canal do TRE gaúcho no YouTube.

Currículo

Natural de Porto Alegre, Oyama Assis Brasil de Moraes graduou-se em Direito pela PUCRS, em 1982. Exerceu a advocacia por dez anos. Ingressou na magistratura, por concurso público em 1992, exercendo a jurisdição nas Comarcas de Santo Antônio das Missões, Itaqui, Horizontina, Taquara, Santo Ângelo, São Leopoldo e, na Comarca de Porto Alegre, nas 6ª, 7ª, 9ª e 13ª Varas Cíveis. Atualmente ocupa o cargo de Juiz de Direito de Entrância Final. Tomou posse como Membro substituto do Pleno do TRE-RS, na classe dos juízes de direito, em 08/07/2019.

Texto: Daniel Campos
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido