Desembargador eleitoral é empossado no TRE-RS
Gustavo Diefenthäler tomou posse como desembargador eleitoral substituto do TRE-RS, na classe dos juízes de direito

Na sessão desta segunda-feira (28), Gustavo Alberto Gastal Diefenthäler tomou posse como desembargador eleitoral substituto do TRE-RS, na classe dos juízes de direito. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Des. Sisíneo Bastos de Figueiredo, devido às obras de restauração no Plenário da instituição.
O presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Dall’Agnol, saudou o empossado e passou a palavra ao desembargador eleitoral Roberto Fraga, para dar as boas-vindas ao novo membro, em nome da Corte. Fraga garantiu que o vasto currículo do empossado comprova a sua grande competência.
Em seu discurso, Diefenthäler agradeceu a confiança depositada pelo órgão especial do Tribunal de Justiça, pela sua eleição. Garantiu estar muito honrado em voltar a integrar o quadro da Justiça Eleitoral. Lembrou que a sua trajetória como juiz eleitoral, tanto em Zonas Eleitorais do Interior, quanto na 114ª Zona Eleitoral, em Porto Alegre, sempre lhe trouxe felicidade. Ressaltou que uma das razões que o deixa feliz é a excelência do trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral, que deve-se, em grande parte, ao quadro de servidores. “Tanto os desembargadores eleitorais como os juízes eleitorais de primeiro grau são passageiros, mas o quadro de servidores da Justiça Eleitoral é permanente. Quem realmente faz a Justiça Eleitoral são os servidores”, afirmou.
Diefenthäler lembrou que a Justiça Eleitoral é considerada a justiça da cidadania, e lamentou que, recentemente, “a Justiça Eleitoral sofreu questionamentos infundados sobre as suas idoneidade, imparcialidade e capacidade de honrar a vontade do eleitor”.
Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giulia Cassol
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS