Eleitorado de Braga escolheu novo vereador neste domingo (7)
Everton Della Libera foi eleito com 909 votos. A outra candidatura obteve 376

Neste domingo (07/12/2025), o eleitorado de Braga escolheu o candidato Everton Della Libera como novo integrande do Poder Legislativo local.
Os trabalhos foram presididos pela juíza eleitoral, dra. Ezequiela Basso Bernardi Possani, auxiliada pela equipe da 140ª Zona Eleitoral, sediada no município de Coronel Bicaco e por servidores do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul).
Esta eleição suplementar decorre do falecimento do vereador Bolívar Della Libera em 24/07/2025, no primeiro ano do atual mandato e pela inexistência de suplente do mesmo partido.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabelece que o mandato obtido no sistema proporcional, pertence ao mesmo partido político pelo qual o parlamentar foi eleito. Por isto é inviável que a vaga seja ocupada por parlamentar de partido diverso daquele que obteve o mandato na eleição e a que pertencia o titular do cargo eletivo.
Apenas duas candidaturas concorreram à vaga, representando o PP (Partido Progressista): Vitória Caroline Della Libera e Everton Della Libera.
Curiosidades
Em Braga há 8 locais de votação, 12 seções eleitorais (salas de votação)
Em 2025 estima-se que a população do município seja de 3.322, segundo o IBGE
Nas eleições suplementares, valem as mesmas regras dos pleitos regulares. O voto é obrigatório para eleitores a partir dos 18 anos e facultativo para as pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
Para votar, é possível apresentar o documento pelo aplicativo e-Título, desde que contenha foto, ou outro documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho. Quem não comparecer deve justificar a ausência por meio do e-Título, no dia da votação ou até 5 de outubro, do Sistema Justifica, no site do TSE, ou presencialmente em Cartório Eleitoral.
A divulgação dos resultados pode ser vista no portal do TSE
Redação: Roberto Carlos Raymundo, com informações do TSE
Coordenação: Cleber Moreira

